Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35391
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVicente, Thainara Bonifacio-
dc.date.accessioned2025-08-01T15:23:23Z-
dc.date.available2008-08-01-
dc.date.available2025-08-01T15:23:23Z-
dc.date.issued2025-07-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35391-
dc.description.abstractThis study examines how the topic of bee pollination and its relationship with biodiversity are addressed in science textbooks used in public schools in the state of Paraíba, specifically in the final years of elementary education. It considers their alignment with the National Common Curricular Base (BNCC) and their potential for fostering environmental education in teaching practices. The research, employing a qualitative and documentary approach, analyzed five textbook collections: Araribá Conecta, Teláris Essencial Ciências, SuperAção! Ciências, #Sou+ciências e Jornadas Novos Caminhos Ciências, all approved by the Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2024-2027 cycle, covering volumes for grades 6 through 9. The study hypothesizes that these textbooks address bee pollination only superficially, failing to emphasize its ecological significance or its connection to biodiversity—potentially limiting students' development of critical awareness regarding the preservation of these pollinators. The specific aims include identifying the textbooks used, extracting and categorizing relevant excerpts, assessing their alignment with BNCC competencies, and reflecting on their educational potential. The results reveal varied approaches, with a predominance of basic conceptual content and a lack of deeper exploration of the environmental dimension. It can be inferred that, although these textbooks offer pedagogical value, complementary strategies are needed to ensure teaching practice effectively supports the goals of critical environmental education and Scientific iteracy.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-08-01T15:23:23Z No. of bitstreams: 1 TBV01082025.pdf: 1289374 bytes, checksum: 74da9e100a247833361b2f14bafbbb22 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-01T15:23:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TBV01082025.pdf: 1289374 bytes, checksum: 74da9e100a247833361b2f14bafbbb22 (MD5) Previous issue date: 2025-07-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAbelhaspt_BR
dc.subjectPolinizaçãopt_BR
dc.subjectPolinizaçãopt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Educação ambientalpt_BR
dc.titleAbelhas, polinização e biodiversidade: uma análise dos livros didáticos da Paraíba para a prática docentept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Corrêa, André Luis-
dc.description.resumoEste trabalho analisa como o tema da polinização das abelhas, e sua relação com a biodiversidade, são abordados nos livros didáticos de Ciências utilizados nas escolas públicas do estado da Paraíba, nos anos finais do Ensino Fundamental, considerando sua articulação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o potencial para a prática docente em Educação Ambiental. A pesquisa, de abordagem qualitativa e cunho documental, analisou cinco coleções: Araribá Conecta, Teláris Essencial Ciências, SuperAção! Ciências, #Sou+ciências e Jornadas Novos Caminhos Ciências, todas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2024-2027, abrangendo os volumes do 6º ao 9º ano. Partiu-se da hipótese de que esses livros tratam a polinização das abelhas de forma superficial, sem destacar sua relevância ecológica ou sua conexão com a biodiversidade, o que poderia limitar a formação de uma consciência crítica sobre a preservação desses polinizadores. Os objetivos específicos envolveram a identificação dos livros utilizados, a extração e categorização dos trechos relevantes, a verificação de sua correspondência com as competências da BNCC e a reflexão sobre seu potencial formativo. Os resultados indicaram abordagens heterogêneas, com predominância de conteúdos conceituais básicos e lacunas no aprofundamento da dimensão ambiental. Pode-se inferir que, embora os livros possuam potencial pedagógico, são necessárias estratégias complementares para que a prática docente possa contemplar os objetivos da Educação Ambiental crítica e da Alfabetização Científica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TBV01082025.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.