Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35393
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAguiar, Ewerton Marinho de-
dc.date.accessioned2025-08-01T15:54:08Z-
dc.date.available2025-08-01-
dc.date.available2025-08-01T15:54:08Z-
dc.date.issued2025-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35393-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the application of the concepts of Arithmetic Progression (AP) and Geometric Progression (GP) in the teaching of simple interest, compound interest and amortization systems in high school, using a theoretical-practical approach aligned with the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC). Considering the relevance of Financial Education in the formation of critical and conscious citizens, the study adopts a methodology based on bibliographic research highlighting the speech of authors such as Skovsmose (2001), Dante (2009) and Silva and Powell (2013), among others. A qualitative approach was also carried out with the application of questionnaires to students in the 3rd year of high school, aiming to identify the students' financial concepts and habits. The results indicate that, although many students present immediate behaviors in relation to consumption, there are signs of understanding about how investments and purchasing strategies work. The research highlights the importance of making the teaching of Financial Mathematics more contextualized, using practical examples, educational games and everyday situations. Arithmetic and geometric progressions have proven effective in illustrating the concepts of linear and exponential growth applied to interest and amortization. It is concluded that the integrated teaching of these contents favors the development of mathematical reasoning and financial autonomy of students, contributing to a more meaningful mathematical education focused on citizenship.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-08-01T15:54:08Z No. of bitstreams: 1 EMA01082025.pdf: 2253370 bytes, checksum: 6d36afc4c7d1cf31128260a4eb56b989 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-01T15:54:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EMA01082025.pdf: 2253370 bytes, checksum: 6d36afc4c7d1cf31128260a4eb56b989 (MD5) Previous issue date: 2025-06-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem em matemáticapt_BR
dc.titleMatemática financeira: aplicações de progressões aritméticas e geométricas no ensino de juros e amortizações à luz de uma abordagem teórico-prática para o ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima Júnior, Eraldo Almeida-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a aplicação dos conceitos de Progressão Aritmética (PA) e Progressão Geométrica (PG) no ensino de juros simples, juros compostos e sistemas de amortização no Ensino Médio, sob uma abordagem teóricoprática alinhada às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Considerando a relevância da Educação Financeira na formação de cidadãos críticos e conscientes, o estudo adota uma metodologia pautada em pesquisas bibliográficas ressaltando a fala de autores como Skovsmose (2001), Dante (2009) e Silva e Powell (2013), dentre outros. Também foi realizada uma abordagem qualitativa com aplicação de questionários a estudantes do 3º ano do Ensino Médio, visando identificar concepções e hábitos financeiros dos alunos. Os resultados apontam que, embora muitos estudantes apresentem comportamentos imediatistas em relação ao consumo, há indícios de compreensão sobre o funcionamento de investimentos e estratégias de compra. A pesquisa destaca a importância de tornar o ensino da Matemática Financeira mais contextualizado, utilizando exemplos práticos, jogos pedagógicos e situações do cotidiano. As progressões aritméticas e geométricas demonstraram-se eficazes para ilustrar os conceitos de crescimento linear e exponencial aplicados a juros e amortizações. Conclui-se que o ensino integrado desses conteúdos favorece o desenvolvimento do raciocínio matemático e da autonomia financeira dos estudantes, contribuindo para uma educação matemática mais significativa e voltada à cidadania.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMA01082025.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.