Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35394
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Leite, Wemilly Kelly Alves da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-01T16:04:27Z | - |
dc.date.available | 2025-08-01 | - |
dc.date.available | 2025-08-01T16:04:27Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35394 | - |
dc.description.abstract | This course completion work aims to analyze experimentation as a contribution to the development of learning, focusing on identifying relevant points and impasses in Science teaching. In this sense, the general objective is to investigate the contribution of experimentation, highlighting its importance for awakening students' interest, as well as for the development of skills and meaningful learning. The fundamental role of experimentation in the construction of scientific knowledge is also highlighted, in addition to the role of the teacher as a mediator and encourager of student autonomy. The challenges faced in applying this methodology are also addressed. The research was developed through a bibliographical survey, with qualitative analysis of the data, seeking to highlight the relevance of the topic and the obstacles that involve the use of experimentation, despite its numerous benefits. In the end, it was found that experimentation has great pedagogical value, contributing significantly to the enrichment of the teaching-learning process. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-08-01T16:04:27Z No. of bitstreams: 1 WKASL01082025.pdf: 617966 bytes, checksum: 8575ffb7393c5b68143eb545657be232 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-01T16:04:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WKASL01082025.pdf: 617966 bytes, checksum: 8575ffb7393c5b68143eb545657be232 (MD5) Previous issue date: 2025-07-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Experimentação e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem em Biologia | pt_BR |
dc.title | A experimentação como aporte para o desenvolvimento da aprendizagem: análise dos pontos relevantes e dos impasses no ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Micheline de Azevedo | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso tem como finalidade analisar a experimentação como aporte para o desenvolvimento da aprendizagem, com foco na identificação de pontos relevantes e impasses no ensino de Ciências. Nesse sentido, o objetivo geral é investigar a contribuição da experimentação, evidenciando sua importância para o despertar do interesse dos alunos, bem como para o desenvolvimento de habilidades e da aprendizagem significativa. Ressalta-se, ainda, o papel fundamental da experimentação na construção do conhecimento científico, além da atuação do professor como mediador e incentivador da autonomia discente. Também são abordados os desafios enfrentados na aplicação dessa metodologia. A pesquisa foi desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico, com análise qualitativa dos dados, buscando destacar a relevância do tema e os obstáculos que envolvem o uso da experimentação, apesar dos seus inúmeros benefícios. Constatou-se, ao final, que a experimentação possui grande valor pedagógico, contribuindo significativamente para o enriquecimento do processo de ensinoaprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WKASL01082025.pdf | 603,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.