Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35396
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jêssica Mendes da-
dc.date.accessioned2025-08-01T23:35:01Z-
dc.date.available2025-08-01-
dc.date.available2025-08-01T23:35:01Z-
dc.date.issued2025-07-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35396-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the importance of experimental practices in teaching Science and Biology in basic education, given that funding to meet this demand remains a significant social challenge. This study used a qualitative methodology to investigate the educational settings of basic education schools described in the literature. This methodology allows for analyses and comparisons that corroborate existing bibliographical aspects, including an assessment of experiences and experiences during supervised internships. Given that curricular components such as Science and Biology are extremely important for understanding various aspects and phenomena present in our daily lives, experimental practices emerge as an integrative approach to bringing together theoretical and practical knowledge as a new approach to teaching and understanding knowledge. These methodologies will help establish a baseline for student engagement, fostering greater interest in class and better retention of knowledge. Furthermore, the study aimed to maintain a mutual relationship with the teacher regarding the demands of the content to be covered, combining classroom theory and practical practices as a tool for diversification.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-08-01T23:35:01Z No. of bitstreams: 1 JMS01082025.pdf: 660822 bytes, checksum: a7506cd238d08f62710a139ed99bea8c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-01T23:35:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JMS01082025.pdf: 660822 bytes, checksum: a7506cd238d08f62710a139ed99bea8c (MD5) Previous issue date: 2025-07-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPráticas experimentaispt_BR
dc.subjectProposta integradorapt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titleA importância de práticas experimentais no ensino de ciências e biologia na educação básicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Micheline de Azevedo-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar a importância que as práticas experimentais exercem no ensino de Ciências e Biologia na educação básica, tendo em vista que o aporte financeiro para atender essa demanda é ainda um grande problema social. Este trabalho abordou uma metodologia do tipo qualitativa permitindo investigar os cenários educacionais de escolas da educação básica descritos na literatura. Esta metodologia permite fazer análises e comparações corroborando com os aspectos bibliográficos já existentes, incluindo uma avaliação das experiências e vivências na trajetória dos estágios supervisionados. Tendo em vista que os componentes curriculares como Ciências e Biologia exercem extrema importância para entender diversos aspectos e fenômenos que estão presentes no nosso dia-a-dia, as práticas surgem como uma proposta integradora para reunir o conhecimento teórico e prático como uma nova proposta de ensino e concepção do conhecimento, metodologias que ajudarão a estabelecer um parâmetro na relação dos alunos em maior interesse nas aulas e melhor fixação do conhecimento. Em adicional, pretendeu manter uma relação mútua com o professor em relação à demanda dos conteúdos que serão abordados aliando a teoria em sala de aula e as práticas como ferramenta de diversificação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMS01082025.pdf645,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.