Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35397
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Cynthia Alves Felix de-
dc.date.accessioned2025-08-04T12:11:02Z-
dc.date.available2024-07-11-
dc.date.available2025-08-04T12:11:02Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35397-
dc.description.abstractIn this case study, the efficacy of Applied Behavior Analysis (ABA) was explored enhancing Theory of Mind (ToM) skills in an 11-year-old patient diagnosed Autism Spectrum Disorder (ASD). The ability to understand own and others' mental states, also known as ToM, is frequently compromised in ASD, leading to difficulties in communication and social interaction. The intervention used in this study, conducted in a controlled environment over a duration of 12 hours, focused on training specific skills, including the ability to attribute mental states to others. Using a single-case study design, including preand post-testing, a significant increase was observed in the frequency of terms expressing mental states and, in the ability, to comment on personal life events, such as thinking, believing, knowing, remembering, wanting, or feeling. The individualized behavior-analytic intervention curriculum proved effective, as it aimed to enhance ToM. The findings of this report indicate the effectiveness of ToM enhancement in ASD, contributing to personalized clinical interventions and advancing understanding of the neural substrates of complex cognitive abilities in neurodiverse.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-08-04T12:11:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CynthiaAlvesFelixDeSousa_Dissert.pdf: 1131151 bytes, checksum: 82dd484690fd57d61d060140e4cda701 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-04T12:11:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CynthiaAlvesFelixDeSousa_Dissert.pdf: 1131151 bytes, checksum: 82dd484690fd57d61d060140e4cda701 (MD5) Previous issue date: 2024-03-27en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutismo - Intervenção comportamentalpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectTeoria da mente (TdM)pt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectApplied behavior analysispt_BR
dc.subjectBehavioral analyticspt_BR
dc.subjectTheory of mindpt_BR
dc.subjectSocial cognitionpt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.titleEfeitos de um modelo de intervenção comportamental de baixa intensidade no aprimoramento da teoria da mente em crianças com autismo : um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Flávio Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3611261597113820pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fernandes, Thiago Monteiro de Paiva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1680875994891913pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9805938076261769pt_BR
dc.description.resumoEste relato de caso observou a eficácia da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no aprimoramento da Teoria da Mente (TdM) em um paciente de 11 anos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A TdM, que envolve a capacidade de entender estados mentais próprios e alheios, é frequentemente comprometida em pessoas com TEA, afetando a comunicação e as interações sociais. A intervenção, realizada em contexto clínico com 12 horas de duração, focou no treinamento de habilidades específicas, como a atribuição de estados mentais a terceiros. Utilizando um delineamento baseado em estudo de caso único, incluindo pré-teste e pós-teste, observou-se um aumento significativo na frequência de termos expressando estados mentais e na capacidade de comentar sobre eventos da vida pessoal, como pensar, achar, saber, lembrar, querer ou sentir. O currículo de intervenção analíticocomportamental individualizado mostrou-se efetivo, visto que a proposta foi voltada para o aprimoramento da TdM. Os achados deste relato indicam a eficácia no aprimoramento da TdM no TEA, contribuindo para intervenções clínicas personalizadas e avanços mais amplos na compreensão das bases neurais de habilidades cognitivas complexas em condições neuropsiquiátricas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamentopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós Graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CynthiaAlvesFelixDeSousa_Dissert.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons