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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35425
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Alyne Grisi-
dc.date.accessioned2025-08-11T12:35:24Z-
dc.date.available2025-05-22-
dc.date.available2025-08-11T12:35:24Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35425-
dc.description.abstractWith the advancement of technologies, it has become more complex for hotels to manage consumer comments published on digital platforms, as potential guests increasingly tend to look at the way enterprises respond to reviews. In this context, the management of online reputation by accommodation providers is highlighted. This research aimed to analyze how hotels located in João Pessoa (Paraíba) have been managing positive reviews published on the website of the travel agency Booking.com. The study followed a qualitative approach, and the data collected from the website was organized into a form. 390 responses to positive comments published on the mentioned website were collected. To analyze them, the thematic content analysis technique was used. The focus on evaluating responses to positive comments only is justified by the need for more studies that consider this reality, since research in this area usually analyzes responses to negative feedback only. It was found that most companies recognize that responses to positive feedback are relevant to strengthening their online reputations, adopting a more active stance. Overall, the study can help accommodation companies become aware of the importance of managing responses to positive comments as a way of attracting new guests and strengthening their online reputations.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cleyciane Pereira (fichasbiblioteca@ccta.ufpb.br) on 2025-08-11T12:35:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AGP18052025.pdf: 652278 bytes, checksum: 196539e7a36b9cb568ace5530a87d2c2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-11T12:35:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AGP18052025.pdf: 652278 bytes, checksum: 196539e7a36b9cb568ace5530a87d2c2 (MD5) Previous issue date: 2025-05-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHotelariapt_BR
dc.subjectAvaliações positivaspt_BR
dc.subjectGestão de respostaspt_BR
dc.subjectReputação onlinept_BR
dc.subjectHotéispt_BR
dc.titleGestão de respostas aos feedbacks positivos: como hotéis em João Pessoa otimizam suas reputações onlinept_BR
dc.title.alternativeManagement of responses to positive feedback: how hotels in João Pessoa optimize their online reputationspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Gondim, Cibelle Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5370077447949682pt_BR
dc.description.resumoCom o avanço das tecnologias, se tornou mais complexo para os hotéis gerenciarem os comentários dos consumidores publicados nas plataformas digitais, já que os hóspedes em potencial tendem a observar cada vez mais a forma como as empresas respondem às avaliações. Nesse contexto, a gestão da reputação online pelos meios de hospedagem ganha destaque. Essa pesquisa objetivou analisar como os hotéis, localizados em João Pessoa (Paraíba), vêm gerenciando as avaliações positivas publicadas no site da agência de viagens Booking.com. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, e os dados coletados do site foram organizados em um formulário. Foram coletadas 390 respostas a comentários positivos publicados no referido site. Para analisá-las foi utilizada a técnica de análise de conteúdos temática. O foco na avaliação das respostas aos comentários positivos apenas, justifica-se pela necessidade de mais estudos que contemplem essa realidade, já que as pesquisas nessa área costumam analisar as respostas aos feedbacks negativos apenas. Constatou-se que a maioria das empresas reconhece que as respostas aos feedbacks positivos são relevantes para o fortalecimento de suas reputações online, adotando uma postura mais ativa. De modo geral, o estudo pode contribuir para que as empresas de hospedagem despertem para a relevância da gestão de respostas aos comentários positivos, como forma de conquistar novos hóspedes e fortalecer suas reputações online.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHotelaria e Gastronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Hotelaria - CCTA

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