Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35429
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTavares, Karina Julia-
dc.date.accessioned2025-08-11T16:53:55Z-
dc.date.available2025-08-11T16:53:55Z-
dc.date.issued2025-05-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35429-
dc.description.abstractThe article presents findings based on a survey about digital inclusion and accessibility from the perspective of including users with Autism Spectrum Disorder (ASD). The study highlights the importance of the democratization of information as a universal right. This is an exploratory and descriptive research, based on a bibliographic survey conducted in the Information Science Database (BRAPCI) from 2014 to 2024. The results indicate that, although there are studies addressing digital inclusion and accessibility, no research was found that specifically focuses on the needs of users on the autism spectrum. It is concluded that there is a need to expand discussions on neurodiversity with an emphasis on digital inclusion, thereby promoting access to information, products, and services offered by information units, especially libraries.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Erika (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-08-11T12:50:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KJT11082025.pdf: 537293 bytes, checksum: bb7f3902c9661f635c628482523caa60 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-08-11T16:53:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KJT11082025.pdf: 537293 bytes, checksum: bb7f3902c9661f635c628482523caa60 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-11T16:53:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KJT11082025.pdf: 537293 bytes, checksum: bb7f3902c9661f635c628482523caa60 (MD5) Previous issue date: 2025-05-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autista- TEApt_BR
dc.subjectBibliotecaspt_BR
dc.titleLevantamento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na BRAPCIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Genoveva Batista do-
dc.description.resumoO artigo apresenta produções por meio de um levantamento sobre inclusão digital e acessibilidade sob a perspectiva da inclusão de usuários com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O estudo destaca a importância da democratização da informação como um direito universal. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, fundamentada em um levantamento bibliográfico realizado na Base de Dados da Ciência da Informação (BRAPCI), no período de 2014 a 2024. Os resultados indicam que, embora existam produções que abordem a inclusão digital e a acessibilidade, não foram localizados estudos que tratem especificamente das necessidades de usuários no espectro autista. Conclui-se que é necessário ampliar as discussões sobre a neurodiversidade com ênfase na inclusão digital, promovendo assim, o acesso à informação e aos produtos e serviços ofertados pelas unidades de informação, em especial as bibliotecas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KJT11082025.pdf524,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons