Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35452
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Jéssica Marques da-
dc.date.accessioned2025-08-13T12:39:03Z-
dc.date.available2024-10-11-
dc.date.available2025-08-13T12:39:03Z-
dc.date.issued2024-08-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35452-
dc.description.abstractI follow threads and weaves created by women in Goiás, state of Brazil. This research in the field of History teaching and historical knowledge aims to understand the strategies and knowledge constructions of women spinners and weavers in the city of Jataí, and their own forms of knowing. It starts from the idea that the set of epistemologies that underlie what is considered knowledge were historically constructed, excluding a variety of people, such as women. When considering manual weaving as, on one hand, a work of the 'female private universe,' or on the other hand, a spectacle of cultural sediment, without highlighting the disputes and constructions at its core, notions are created about this activity as having 'less' significance. This disregards a whole series of knowledge produced by these women. In this context, we start from theoretical-methodological reflections of feminist epistemologies, intertwining them with contracolonial and decolonial lenses. This approach makes it possible to systematically understand how knowledge is recognized and validated within modern western reason. Throughout the study, the research method was articulated by mobilizing audiovisual sources (2020-2021), interviews from the collection of the Jataí Historical Museum, as well as analyses of promotional leaflets from the Mutirão Fiandeiras e Tecedeiras of Jataí, Goiás (1998-2019), and weaving graphics (gráfico de rapassos) (1930-1998). Therefore, the research efforts will contextualize the importance of weaving in rural life and the relationships between spinners and weavers, while understanding the (re)constructions and epistemological experiences of these women.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-08-13T12:39:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JéssicaMarquesDaCosta_Dissert.pdf: 6239030 bytes, checksum: a9e17f2893ccda3fe4255e45596cbb3d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-13T12:39:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JéssicaMarquesDaCosta_Dissert.pdf: 6239030 bytes, checksum: a9e17f2893ccda3fe4255e45596cbb3d (MD5) Previous issue date: 2024-08-15en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectSaberes históricospt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectTecelagempt_BR
dc.subjectEpistemologiaspt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectHistorical Knowledgept_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectWeavingpt_BR
dc.subjectEpistemologiespt_BR
dc.title"Minha mãe me ensinou de tudo, muitas tramas pra gente" : experiências e repassos de epistemes fiadas e tecidas por mulheres da cidade de Jataí - GOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Veiga, Ana Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5507849878186996pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8343015387622248pt_BR
dc.description.resumoSigo os fios e tramas criadas por mulheres em Goiás. Esta pesquisa da linha Ensino de História e Saberes Históricos tem por intuito compreender as estratégias e construções de saberes de mulheres fiandeiras e tecedeiras em Jataí - GO enquanto formas próprias de conhecimento. Parte-se da ideia de que o conjunto de epistemologias que fundamentam o que se considera conhecimento foi historicamente construído excluindo uma variedade de sujeitos e sujeitas, tal como as mulheres. Ao se pensar a tecelagem manual como, de um lado, um fazer do “universo privado feminino” ou, de outro, um espetáculo de sedimento cultural, sem evidenciar uma série de disputas e construções que estão em seu cerne, cria-se noções sobre essa atividade como sendo um processo de “menor” significado, em que se desconsidera toda uma série de conhecimentos produzidos por essas mulheres. Nesse sentido, partimos das reflexões teórico- metodológicas das epistemologias feministas entrecruzando-as com lentes contracoloniais e decoloniais, tendo em vista que possibilitam compreender sistematicamente as formas em que se reconhecem e se validam conhecimentos em meio a razão moderna ocidental. Pretende-se, ao longo desta pesquisa, articular o método de investigação mobilizando fontes audiovisuais (2020-2021), entrevistas do acervo do Museu Histórico de Jataí, bem como de análises de folhetos de divulgação do Mutirão de Fiandeiras e Tecedeiras de Jataí - GO (1998-2019), e de gráficos de tecelagem (1930-1998). Portanto, os esforços de pesquisa serão, de modo geral, contextualizar a importância da tecelagem na vida rural e as relações entre fiandeiras e tecedeiras, compreendendo as (re)construções e vivências epistemológicas dessas mulheres.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JéssicaMarquesDaCosta_Dissert.pdf6,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons