Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35466
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Yvine Keilla Eleuterio de-
dc.date.accessioned2025-08-15T12:23:32Z-
dc.date.available2025-08-15T12:23:32Z-
dc.date.issued2024-11-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35466-
dc.description.abstractClassification is one of the bases of Librarianship, serving as a way of ordering human knowledge in an organized and accessible way, enabling the creation of logical structures within library catalogs. Therefore, this article presents a brief historical context about libraries, the methodology applied is quantitative-qualitative, documentary and descriptive regarding the Dewey Decimal Classification-CDD and the Universal Decimal Classification – CDU, which are the main points of the work. Therefore, its general objective is to analyze the curricular components of PPCs that cover content on the Dewey Decimal Classification-CDD and the Universal Decimal Classification - CDU of Library Science Courses at Federal Universities in the Northeast Region. To collect and interpret the research data, characterized as documentary, with a qualitative-quantitative approach, the following indicators were used: content, workload, number of credits, offer periods, nomenclatures. In view of these surveys, divergences were found related to working hours, the period in which they are offered, and the nomenclature of the criteria established in the analysis. It is concluded that the courses studied here cover content on CDD and CDU, some in a more incisive way, starting with the workloads adopted, others in a more superficial way, in addition to the differences in the nomenclature adoptedpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Erika (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-08-14T19:09:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) YKEL14082025.pdf: 1232537 bytes, checksum: a1a5f5bc15c12e626c4176094fb6d434 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-08-15T12:23:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) YKEL14082025.pdf: 1232537 bytes, checksum: a1a5f5bc15c12e626c4176094fb6d434 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-15T12:23:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) YKEL14082025.pdf: 1232537 bytes, checksum: a1a5f5bc15c12e626c4176094fb6d434 (MD5) Previous issue date: 2024-11-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectClassificação Decimal de Dewey (CDD)pt_BR
dc.subjectClassificação Decimal Universal (CDU)pt_BR
dc.subjectClassificação bibliográficapt_BR
dc.subjectCursos de Biblioteconomiapt_BR
dc.titleComponentes curriculares com conteúdos sobre a Classificação Decimal de Dewey e a Classificação Decimal Universal nos curso de graduação em Biblioteconomia das universidades federais da região Nordeste/Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Rosa Zuleide Lima de-
dc.description.resumoA classificação é uma das bases da Biblioteconomia, servindo como uma forma de ordenar o conhecimento humano de maneira organizada e acessível, possibilitando a criação de estruturas lógicas dentro dos catálogos de bibliotecas. Desse modo o presente artigo apresenta um breve contexto histórico sobre as bibliotecas, a metodologia aplicada é caracterizada por ser quanti-qualitativa, documental e descritiva referente a classificação Decimal de Dewey-CDD e da Classificação Decimal Universal – CDU que são pontos principais do trabalho. Portanto tem como objetivo geral analisar os componentes curriculares dos PPCs que abordam conteúdos sobre a classificação Decimal de Dewey-CDD e da Classificação Decimal Universal - CDU dos Cursos de Biblioteconomia das Universidades Federais da Região Nordeste. Para coletar e interpretar os dados da pesquisa, caracterizada como documental, de abordagem quali- quantitativa, foram utilizados os seguintes indicadores: conteúdos, cargas horárias, número de créditos, períodos de ofertas, nomenclaturas. Diante desses levantamentos foram encontradas divergências relacionadas a carga horaria, o período em que são ofertados, nomenclatura os critérios estabelecidos na análise. Conclui-se que os cursos aqui estudados contemplam os conteúdos sobre CDD e CDU, uns de forma mais incisivas a começar pelas cargas horarias adotadas, outros de forma mais superficial, além das divergências na nomenclatura adotada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YKEL14082025.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons