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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35468
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Rubia Marinho de-
dc.date.accessioned2025-08-15T12:29:28Z-
dc.date.available2025-08-15T12:29:28Z-
dc.date.issued2024-11-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35468-
dc.description.abstractDigital accessibility is a constitutional right for People with Disabilities (PWDs). Its application and evaluation on websites and applications, especially those managed for the public good, should be a practice. This debate is relevant in the context of university extension, which works with society. The aim of this research is to diagnose the digital accessibility of Instagram posts from extension projects run by the Department of Information Science at the Federal University of Paraíba in 2024. This is an developed, exploratory and descriptive, bibliographic and documentary research, of a qualitative and quantitative nature, carried out using an intentional sample that analyzes the five projects with an Instagram profile, namely: Descomplica High School, Descomplica TCC, Document Management in School Archives, Manuscripts by José Américo de Almeida and Library Management and Organization Practices. Systematic observation with the support of Excel software and the Non-Visual Desktop Access (NVDA) manual validator were used to assess digital accessibility for blind and low-vision users. The results characterize the DCI/UFPB extension projects, the content posted on Instagram and the type of digital accessibility and suggest a proposal for digital accessibility for PCD for Instagram content from DCI/UFPB extension projects. The conclusion is that digital accessibility practices, based on the Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) of the DCI/UFPB extension projects, need to invest in, develop and implement audio description, alternative text, subtitles and Brazilian Sign Language (LIBRAS).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Erika (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-08-14T19:03:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RMM14082025.pdf: 3649257 bytes, checksum: 132b7b0744731d55eb613a4f1bdee7bf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-08-15T12:29:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RMM14082025.pdf: 3649257 bytes, checksum: 132b7b0744731d55eb613a4f1bdee7bf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-15T12:29:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RMM14082025.pdf: 3649257 bytes, checksum: 132b7b0744731d55eb613a4f1bdee7bf (MD5) Previous issue date: 2024-11-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcessibilidade digitalpt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectMídia digital Instagrampt_BR
dc.subjectBiblioteconomia - UFPBpt_BR
dc.titleAcessibilidade digital em projetos de extensão do Departamento de Ciência da Informação/CCSA/UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Alzira Karla Araújo da-
dc.description.resumoA acessibilidade digital é um direito constitucional das Pessoas com Deficiência (PCDs). Sua aplicação e avaliação em sites e aplicativos, principalmente dos que são geridos para o bem público, deve ser uma prática. Este debate é relevante no contexto da extensão universitária que atua junto a sociedade. Assim, a pesquisa objetiva diagnosticar a acessibilidade digital das publicações da mídia digital Instagram dos projetos de extensão do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba vigentes em 2024. Trata-se de uma pesquisa aplicada, do tipo exploratória e descritiva, bibliográfica e documental, de natureza qualitativa e quantitativa, desenvolvida por meio de amostra intencional que analisa os cinco projetos com perfil no Instagram, a saber: Descomplica Ensino Médio, Descomplica TCC, Gestão Documental em Arquivos Escolares, Manuscritos de José Américo de Almeida e Práticas de Gestão e Organização de Bibliotecas. Foram utilizados como instrumento de coleta e organização de dados a observação sistemática com apoio do software Excel e o validador manual Non-Visual Desktop Access (NVDA) para avaliar a acessibilidade digital para usuários cegos e baixa visão. Os resultados caracterizaram os projetos de extensão do DCI/UFPB, os conteúdos postados no Instagram e o tipo de acessibilidade digital e sugere uma proposta de acessibilidade digital para PCD para conteúdos do Instagram dos projetos de extensão do DCI/UFPB. Conclui-se que as práticas de acessibilidade digital, baseadas nas Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) dos projetos de extensão do DCI/UFPB, precisam investir, desenvolver e implementar audiodescrição, texto alternativo, legenda e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

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