Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35476
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcante, Amena Rute Almeida-
dc.date.accessioned2025-08-15T12:56:37Z-
dc.date.available2025-08-15T12:56:37Z-
dc.date.issued2024-10-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35476-
dc.description.abstractWith the advent of the digital era, the process of preparing Final Graduation Projects has undergone significant changes. Developing skills such as critical thinking, data analysis, academic argumentation, and the acquisition of new scientific knowledge are now supported by Digital Information and Communication Technologies (DICT) and Artificial Intelligence (AI) tools. The Final Graduation Project offers an opportunity to conduct research and generate new knowledge but poses challenges for many graduating students. This study aims to analyze the challenges, strategies, and technological tools involved in developing Final Graduation Projects for graduating students in the Library Science program at the Federal University of Paraíba’s Center for Applied Social Sciences. Methodologically, this is an exploratory, descriptive, documentary research with a quantitative and qualitative approach. The study focused on students who graduated in semesters 2022.1 and 2022.2. Articles from platforms such as SciELO, Brapci, Google Scholar, social media (e.g., Instagram), and specialized websites provided the theoretical framework on AI tools. The results, it was observed that the strategies found to overcome the challenges experienced by students could involve alternatives using Digital Information and Communication Technologies and AI tools. Key tools identified include those for task organization (Notion AI and Gooblin Tools), article reading (Monic.ai, AskYourPDF, and Wiseone), source retrieval/literature review (Consensus, Semantic Scholar, Research Rabbit, and Litmaps), data analysis (Tableau, Rows, and Wolfram), writing support (ProWritingAid, ChatGPT, Copilot, Scispace, and Smodin), translators (Grammarly, ChatGPT, and Copilot), reference managers (Mendeley and FastFormat), systematic review (RAYYAN), audio transcription (Otter.ai and Tactic), and presentations (Canva, Prezi and SlidesAI). The academic journey, though challenging, can be facilitated through well-aligned strategies and the ethical use of these technologies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Erika (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-08-14T17:02:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARAC14082025.pdf: 481012 bytes, checksum: b5c88c8795114f226f2964f322a22b9a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-08-15T12:56:37Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARAC14082025.pdf: 481012 bytes, checksum: b5c88c8795114f226f2964f322a22b9a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-15T12:56:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARAC14082025.pdf: 481012 bytes, checksum: b5c88c8795114f226f2964f322a22b9a (MD5) Previous issue date: 2024-10-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectFerramentas tecnológicaspt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.titleDesafios, estratégias e ferramentas tecnológicas para elaboração de trabalhos de conclusão de curso em Biblioteconomia/UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Alzira Karla Araújo da-
dc.description.resumoCom o advento da era digital, o processo de elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso passou por mudanças significativas. Desenvolver habilidades como o pensamento crítico, a capacidade de análise de dados, a argumentação acadêmica e novos conhecimentos para o desenvolvimento da ciência fazem parte deste processo, agora auxiliados por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e ferramentas de Inteligência Artificial. O TCC é uma oportunidade de fazer ciência e gerar novos conhecimentos. Contudo, é um estágio desafiador para muitos concluintes de cursos de ensino superior. Dessa forma, o estudo objetiva analisar desafios, estratégias e ferramentas tecnológicas para elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso pelos concluintes do curso de graduação em Biblioteconomia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba. Metodologicamente, constitui-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, do tipo documental com abordagem quantiqualitativa. Para composição dos sujeitos da pesquisa foram considerados os discentes concluintes dos semestres letivos 2022.1 e 2022.2 do curso em evidência. Foram consultados artigos em portais como SciELO, Brapci e Google Acadêmico, redes sociais como Instagram e sites especializados para o referencial teórico sobre ferramentas de Inteligência Artificial (IA). Nos resultados, percebeu-se que as estratégias encontradas para contornar os desafios vivenciados pelos discentes caberiam alternativas com o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e ferramentas de IA. Destacam-se aquelas voltadas para organização de tarefas (Notion AI e Gooblin Tools), leitura de artigos (Monic.ai, AskyourPDF e Wiseone), busca de fontes/revisão de literatura (Consensus, Semantic Scholar, Research Rabbit e Litmaps), análise de dados (Tableau, Rows e Wolfram), processos de escrita (ProWritingAid, ChatGPT, Copilot, Scispace e Smodin), tradutores (Grammarly, ChatGPT e Copilot), automatizadores de referências (Mendeley e FastFormat), revisão sistemática (RAYYAN), transcrição de áudio (Otter.ai, Tactic e Eightify) e apresentações (Canva, Prezi, SlidesAI), que facilitam as etapas do processo de elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso. Conclui-se que a trajetória acadêmica é cercada de desafios que, se devidamente alinhados a estratégias e o uso correto e ético de ferramentas tecnológicas podem ser dirimidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAC14082025.pdf469,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons