Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35504
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pontes Neto, Valdemi Tavares de | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-20T11:59:51Z | - |
dc.date.available | 2025-04-01 | - |
dc.date.available | 2025-08-20T11:59:51Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35504 | - |
dc.description.abstract | This work proposes the creation of a photobook as a narrative medium for a visual investigation that uses Afrofuturism as its aesthetic and conceptual foundation. The research explores striking elements of this concept, such as the predominance of the color blue, associated with temporality, transcendence, and futurity, and the science fiction atmosphere, which enables speculations and reimaginings of possible futures. The photobook, as a medium, allows for the construction of a sequential narrative where images take center stage, creating a visual flow that guides the viewer through layers of meaning. The photographic production is set within the university space, an environment historically marked by the exclusion of Black bodies and narratives. Through the organization and editing of images, the project seeks to reinterpret this space, using aesthetics linked to the Afrofuturist concept to question the presence of Black individuals in academia and propose new forms of existence, occupation, and transformation. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-08-20T11:59:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ValdemiTavaresDePontesNeto_Dissert.pdf: 104395932 bytes, checksum: 85d773232fb873cbba5756158cd538e6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-20T11:59:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ValdemiTavaresDePontesNeto_Dissert.pdf: 104395932 bytes, checksum: 85d773232fb873cbba5756158cd538e6 (MD5) Previous issue date: 2025-02-28 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Afrofuturismo | pt_BR |
dc.subject | Fotolivro | pt_BR |
dc.subject | Afrofuturism | pt_BR |
dc.subject | Photography | pt_BR |
dc.subject | Photobook | pt_BR |
dc.title | Além do tempo : entre a fotografia e a especulação de futuros possíveis | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, André Antônio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5082481076087246 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5617970125511141 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe a criação de um fotolivro como suporte narrativo para uma investigação visual que utiliza o afrofuturismo como base estética e conceitual. A pesquisa explora elementos marcantes desse conceito, como a predominância do azul, associado à temporalidade, transcendência e futuridade, e a atmosfera de ficção científica, que possibilita especulações e reimaginações de futuros possíveis. O fotolivro, enquanto suporte, permite a construção de uma narrativa sequencial onde as imagens assumem protagonismo, criando um fluxo visual que conduz o espectador por camadas de significado. As fotografias do fotolivro, intitulado “Além do Tempo”, foram feitas nos prédios de uma universidade, um ambiente historicamente marcado, no Brasil, pela exclusão de corpos e narrativas negras. Através da organização e edição das imagens, o fotolivro buscou ressignificar esse espaço, utilizando a estética ligada ao conceito afrofuturista para questionar a permanência negra na academia e propor novas formas de existência, ocupação e transformação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ValdemiTavaresDePontesNeto_Dissert.pdf | 101,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons