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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35541
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Felipe Lourenço de-
dc.date.accessioned2025-08-22T12:27:18Z-
dc.date.available2025-08-22T12:27:18Z-
dc.date.issued2025-04-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35541-
dc.description.abstractThis study aims to understand the effects of the Covid-19 crisis on the automobile sector and how it has created strategies to overcome the economic crisis that has been spreading in Brazil since 2016, with a strong increase after the arrival of Covid- 19. This study was based on two hypotheses: H1: The arrival of Covid-19 has directly affected the automotive market, in all sectors, with the sale of new vehicles being one of the most affected, due to the lack of raw materials. H2: There has been a redirection in the market, leading to greater demand for used cars. The bibliographic study analyzed seven works whose subject matter involved the automotive sector in the context of the pandemic: Neto Santana (2021); Santos and Luz (2021); Santos et al. (2022); Mendes, Silva and Serbaro (2022); Souza (2022); and Matta (2023). In addition to Andrade et al. (2021), Nóbrega et al. (2022); Sonntag and Seleme (2023); and Silva (2023). The results show that the automotive market has felt the impact of Covid-19 in several areas. This led to a totally atypical movement in the sector, which was mainly affected by the lack of raw materials, but not only. The impact on the sector has created a domino effect, which has affected not only the sector itself, but also the country's economy, since the automotive market is one of the major economic levers, and the consumer himself, who is immersed in this chain and has been shaken by the rise in prices on the market. However, even with the crisis, the automotive sector has reinvented itself, eagerly surviving the crises, given the magnitude of its sector for the country.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Erika (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-08-18T19:47:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FLL18082025.pdf: 1247373 bytes, checksum: a967dce58893f152060cb7fa8d08aa23 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-08-22T12:27:18Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FLL18082025.pdf: 1247373 bytes, checksum: a967dce58893f152060cb7fa8d08aa23 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMercado automotivopt_BR
dc.subjectCrise Sanitáriapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectCrise econômicapt_BR
dc.titleEfeitos da crise sanitária da Covid-19 no mercado automotivopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva Júnior, Cláudio Pilar da-
dc.description.resumoEste estudo tem o objetivo de compreender quais os efeitos da crise da Covid-19 no mercado automotivo e como este tem criado estratégias para superar a crise econômica que vem se estendendo no Brasil desde o ano de 2016, com forte agravo após a chegada da Covid-19. Este estudo teve como ponto de partida duas hipóteses: H1: A chegada da Covid-19 afetou diretamente o mercado automotivo, em todos os setores, sendo a venda de veículos novos umas das mais afetadas, devido à falta de matéria-prima. H2: Houve um redirecionamento no mercado, ocasionando maior demanda pelos carros usados. O estudo, de caráter bibliográfico, analisou sete trabalhos cuja temática envolvia o setor automotivo no contexto da pandemia, são estes: Neto Santana (2021); Santos e Luz (2021); Santos et al. (2022); Mendes, Silva e Serbaro (2022); Souza (2022); e Matta (2023). Além de Andrade et al. (2021), Nóbrega et al. (2022); Sonntag e Seleme (2023); e Silva (2023). A partir do resultado foi possível afirmar que o mercado automotivo sentiu o impacto da Covid-19 em diversos âmbitos. Fato que acarretou um movimento totalmente atípico no setor, que foi prejudicado, principalmente, pela falta de matéria-prima, mas não somente. O impacto no setor criou um efeito-dominó, no qual foram prejudicados, além do setor Em si, a economia do país, visto que o mercado automotivo é uma das grandes alavancas econômicas, e próprio consumidor, imerso nessa cadeia, que se viu abalado pela alta dos preços no mercado. Todavia, mesmo com a crise, o setor automotivo tem se reinventado, sobrevivendo com avidez às crises, dada a magnitude de seu setor para o País.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
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