Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35550
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMacedo, Dayane Trindade-
dc.date.accessioned2025-08-25T12:05:28Z-
dc.date.available2025-04-12-
dc.date.available2025-08-25T12:05:28Z-
dc.date.issued2025-02-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35550-
dc.description.abstractThe main objective of this dissertation is to present a sociological analysis of Elena Ferrante’s My Brilliant Friend, emphasizing the discussion of the meritocratic fallacy of “genius” in relation to the possibility of economic and social mobility that the narrative evokes, having as a guiding thread the economic and social conditions of the women in the work and their starting points – social origin, accumulation (in this case, lack) of various capitals, etc. The work can be divided into two moments that, however, intertwine and are understood by us as parts of a whole: the first moment is a more externalist analysis, where we focus on the italian literary field in its early days, and draw a kind of parallel between the italian literary tradition and what Ferrante brings from it in her writing today – as well as what she rejects. Still from an externalist point of view, we propose to observe the paths taken by the author, her aesthetic-formal, ethical, political choices, etc. that are expressed in their speeches and, likewise, in their writing. In the second moment, we turn our attention to the work itself, carrying out an internalist analysis, taking into account the context and the discussions developed there. We carry out the methodological path through discourse analysis from a bourdieusian perspective, which considers not only what is said (the discourse – in this case, the text inscribed there), but also who speaks (the agent – authorship) and the field from which they speak (literary field), that is, the work and its conditions of production.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-08-25T12:05:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DayaneTrindadeMacedo_Dissert.pdf: 4693635 bytes, checksum: 4b9a019f224aeffe2f85a9cbb87d8230 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-25T12:05:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DayaneTrindadeMacedo_Dissert.pdf: 4693635 bytes, checksum: 4b9a019f224aeffe2f85a9cbb87d8230 (MD5) Previous issue date: 2025-02-12en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistema social - Meritocraciapt_BR
dc.subjectElena Ferrantept_BR
dc.subjectSociologia da literaturapt_BR
dc.subjectSociologia da artept_BR
dc.subjectMeritocracypt_BR
dc.subjectSociology of Literaturept_BR
dc.subjectSociology of Artpt_BR
dc.titleA genialidade da meritocracia : uma análise da obra A Amiga Genial, de Elena Ferrantept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Michetti, Miqueli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8015790023244496pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9420497718851179pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo central apresentar uma análise sociológica da obra A Amiga Genial, de Elena Ferrante, dando ênfase à discussão sobre a falácia meritocrática da “genialidade” relacionada à possibilidade de mobilidade econômica e social que a narrativa evoca, tendo como fio condutor as condições econômicas e sociais das mulheres na obra e seus pontos de partida – origem social, acúmulo (neste caso, falta) de capitais diversos etc. O trabalho pode ser dividido em dois momentos que, no entanto, se entrelaçam e são compreendidos por nós como partes de um todo: o primeiro momento trata-se de uma análise de cunho mais externalista, onde nos debruçamos sobre o campo literário italiano em seus primórdios, e traçamos uma espécie de paralelo entre a tradição literária italiana e o que Ferrante traz disso em sua escrita na atualidade – assim como o que ela recusa. Ainda de um ponto de vista externalista, nos propomos a observar os caminhos percorridos pela autora, suas escolhas estético-formais, éticas, políticas, etc. que se expressam em suas falas e, de igual modo, em sua escrita. No segundo momento, voltamos nosso olhar para a obra em si mesma, realizando uma análise internalista, levando em consideração o contexto e as discussões ali desenvolvidas. Realizamos o percurso metodológico por via da análise do discurso a partir de uma perspectiva bourdieusiana, que considera não somente o que é dito (o discurso – neste caso, o texto ali inscrito), mas também quem fala (o agente – autoria) e o campo a partir do qual fala (campo literário), ou seja, a obra e suas condições de produção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSociologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DayaneTrindadeMacedo_Dissert.pdf4,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons