Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35569
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPimentel, Pedro Paulo Cavalcante-
dc.date.accessioned2025-08-26T12:08:52Z-
dc.date.available2025-03-27-
dc.date.available2025-08-26T12:08:52Z-
dc.date.issued2025-02-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35569-
dc.description.abstractDue to the encryption of the file, sent by the author, it was not possible to recover the Abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-08-26T12:08:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PedroPauloCavalcantePimentel_Dissert.pdf: 9633492 bytes, checksum: 168b69be65d923d63ef5fec987a7bc10 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-26T12:08:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PedroPauloCavalcantePimentel_Dissert.pdf: 9633492 bytes, checksum: 168b69be65d923d63ef5fec987a7bc10 (MD5) Previous issue date: 2025-02-20en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectJogos didáticos - matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino da matemática - metodologiapt_BR
dc.subjectPlano cartesianopt_BR
dc.subjectFunções afimpt_BR
dc.subjectConstruct 3 - criação de jogospt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectCartesian planept_BR
dc.subjectLinear functionspt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.titleGamificação na educação matemática : desenvolvimento de jogos 2D no Construct 3 para engajar nativos digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Menezes Neto, José Laudelino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3062003023861109pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5214622205667923pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga o uso da plataforma Construct 3 como ferramenta para o desenvolvimento de jogos didáticos voltados ao ensino de Matemática, com ênfase na exploração do plano cartesiano e de funções afim. A proposta visa a criação de ambientes interativos e lúdicos que possibilitem ao estudante exercitar conceitos fundamentais de Geometria Analítica e Álgebra, tais como localização de pontos, translação, escalas e inclinação de retas, estabelecendo conexões práticas com a teoria. A dissertação descreve, inicialmente, a construção de um jogo simplificado chamado Carteiro Aventureiro, no qual o jogador insere coordenadas para deslocar um objeto no plano. Posteriormente, apresenta-se o Jogo da Joaninha, composto por duas fases que introduzem e exploram a taxa de variação de uma função e o ponto de interceptação com o eixo Y de forma intuitiva. A fundamentação teórica deste trabalho baseia-se nas ideias de Seymour Papert sobre a aprendizagem construtivista e na perspectiva dos nativos digitais proposta por Marc Prensky. A partir dessas abordagens, discute-se a importância de metodologias ativas que integrem recursos tecnológicos com abordagens teóricas no ensino de Matemática. Em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destaca-se a necessidade de conectar o conhecimento formal a experiências lúdicas e significativas, fortalecendo a motivação dos alunos. Além disso, com base nas propostas de Mattar, enfatiza-se a importância de integrar jogos educativos e ferramentas digitais no ambiente pedagógico, contribuindo para a inovação curricular e o desenvolvimento de aprendizes mais autônomos e críticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PedroPauloCavalcantePimentel_Dissert.pdf9,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons