Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35569
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pimentel, Pedro Paulo Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-26T12:08:52Z | - |
dc.date.available | 2025-03-27 | - |
dc.date.available | 2025-08-26T12:08:52Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35569 | - |
dc.description.abstract | Due to the encryption of the file, sent by the author, it was not possible to recover the Abstract. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-08-26T12:08:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PedroPauloCavalcantePimentel_Dissert.pdf: 9633492 bytes, checksum: 168b69be65d923d63ef5fec987a7bc10 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-26T12:08:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PedroPauloCavalcantePimentel_Dissert.pdf: 9633492 bytes, checksum: 168b69be65d923d63ef5fec987a7bc10 (MD5) Previous issue date: 2025-02-20 | en |
dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Jogos didáticos - matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matemática - metodologia | pt_BR |
dc.subject | Plano cartesiano | pt_BR |
dc.subject | Funções afim | pt_BR |
dc.subject | Construct 3 - criação de jogos | pt_BR |
dc.subject | Active methodologies | pt_BR |
dc.subject | Cartesian plane | pt_BR |
dc.subject | Linear functions | pt_BR |
dc.subject | Educational games | pt_BR |
dc.title | Gamificação na educação matemática : desenvolvimento de jogos 2D no Construct 3 para engajar nativos digitais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Menezes Neto, José Laudelino de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3062003023861109 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5214622205667923 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga o uso da plataforma Construct 3 como ferramenta para o desenvolvimento de jogos didáticos voltados ao ensino de Matemática, com ênfase na exploração do plano cartesiano e de funções afim. A proposta visa a criação de ambientes interativos e lúdicos que possibilitem ao estudante exercitar conceitos fundamentais de Geometria Analítica e Álgebra, tais como localização de pontos, translação, escalas e inclinação de retas, estabelecendo conexões práticas com a teoria. A dissertação descreve, inicialmente, a construção de um jogo simplificado chamado Carteiro Aventureiro, no qual o jogador insere coordenadas para deslocar um objeto no plano. Posteriormente, apresenta-se o Jogo da Joaninha, composto por duas fases que introduzem e exploram a taxa de variação de uma função e o ponto de interceptação com o eixo Y de forma intuitiva. A fundamentação teórica deste trabalho baseia-se nas ideias de Seymour Papert sobre a aprendizagem construtivista e na perspectiva dos nativos digitais proposta por Marc Prensky. A partir dessas abordagens, discute-se a importância de metodologias ativas que integrem recursos tecnológicos com abordagens teóricas no ensino de Matemática. Em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destaca-se a necessidade de conectar o conhecimento formal a experiências lúdicas e significativas, fortalecendo a motivação dos alunos. Além disso, com base nas propostas de Mattar, enfatiza-se a importância de integrar jogos educativos e ferramentas digitais no ambiente pedagógico, contribuindo para a inovação curricular e o desenvolvimento de aprendizes mais autônomos e críticos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Mestrado Profissional em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PedroPauloCavalcantePimentel_Dissert.pdf | 9,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons