Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35571
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | França, Luciana de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-26T12:23:05Z | - |
dc.date.available | 2025-01-27 | - |
dc.date.available | 2025-08-26T12:23:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35571 | - |
dc.description.abstract | The present research aimed to understand how the singer and songwriter Chico César employs in his musical production from the 1990s, meanings that express political and social dimensions linked to the black experience. In order to achieve such understanding, a detailed survey of the artist's works released in the 1990s and his biography was carried out. A mapping of the themes/meanings present in the surveyed work, related to social and political aspects of black life. And an analytical process aimed at identifying which resources and forms were used to compose the themes/meanings identified in the songs that served as the basis for the study. The research work made use of content analysis, considering lyrics and sound aspects in dealing with the analyzed material. At the end of the investigation, 15 songs were identified with themes that reference black people in social, cultural, and political terms. In the examined repertoire, 7 compositions were also found that centrally address black culture present in the Northeast. We also perceive the articulation of Africa and black characters in the construction of narratives and female figures highlighted in some lyrics. With the identification of themes, analysis categories were composed. These support a reflection and discussion on how in the songs, which correspond to the scope of the research, their respective themes and meanings are developed. We conclude, with the work, that in the analyzed songbook, practices, structures, and social/political conditions experienced by black men and women in Brazil are evidenced through the resources of the song form. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-08-26T12:23:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LucianaDeSousaFrança_Dissert.pdf: 19097852 bytes, checksum: 18adecd0e35e19adac7f3c133032f6d0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-26T12:23:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LucianaDeSousaFrança_Dissert.pdf: 19097852 bytes, checksum: 18adecd0e35e19adac7f3c133032f6d0 (MD5) Previous issue date: 2023-08-22 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sociologia da música | pt_BR |
dc.subject | Chico César - cancioneiro | pt_BR |
dc.subject | Música negra | pt_BR |
dc.subject | Chico César's songbook | pt_BR |
dc.subject | Black experience in Chico César's music | pt_BR |
dc.subject | Black music | pt_BR |
dc.title | "Quando um preto fala" : experiência negra, cultura nordestina e África na canção de Chico César | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Matos, Cristina Furtado | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6597687025275700 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1985537379131183 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa buscou entender como o cantor e compositor Chico César mobiliza em sua produção musical, da década de 1990, sentidos que expressam dimensões políticas e sociais ligadas à experiência negra. Com o objetivo de alcançar tal compreensão, foi realizado um levantamento detalhado das obras do artista lançadas nos anos de 1990 e de sua biografia. Um mapeamento dos temas/sentidos presentes na obra levantada, relacionados a aspectos sociais e políticos da vida negra. E um processo analítico com vista a identificar quais recursos e formas foram utilizados para compor os temas/sentidos identificados nas canções que serviram de base para o estudo. O trabalho de pesquisa fez uso da análise de conteúdo, considerando letra e aspectos sonoros no trato do material analisado. Ao fim de toda a investigação foram identificadas 15 canções com temas que referenciam as pessoas negras em termos sociais, culturais e políticos. No repertório examinado também foram constatadas 7 composições que abordam de forma central a cultura negra presente no Nordeste. Percebemos também a articulação da África e de personagens negros na construção de narrativas e figuras femininas em evidência em algumas letras. Com a identificação de temas foram compostas categorias de análise. Estas apoiam uma reflexão e discussão sobre como nas canções, que correspondem ao escopo da pesquisa, são desenvolvidas suas respectivas temáticas e significados. Concluímos, com o trabalho, que no cancioneiro analisado, são evidenciadas, através dos recursos da forma canção, práticas, estruturas e condições sociais/políticas experenciadas por negros e negras no Brasil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Sociologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LucianaDeSousaFrança_Dissert.pdf | 18,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons