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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35607
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorClementino, Yasmim de Souza-
dc.date.accessioned2025-08-29T16:19:00Z-
dc.date.available2025-08-29T16:19:00Z-
dc.date.issued2025-04-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35607-
dc.description.abstractThe Covid-19 pandemic has accelerated the migration of consumers to online shopping due to restrictions on movement and the closure of physical shops. Consumers have come to value more the convenience, security and personalisation of digital shopping. Thus, the this study aimed to analyze the impact of the COVID-19 pandemic on consumer purchasing behavior in the virtual environment, considering the changes that occurred during this period and the factors that led to adaptations in these habits. To this end, a quantitative survey was conducted through the application of an online questionnaire, allowing the identification of trends and consumer perceptions about e-commerce before, during, and after the pandemic. The results obtained indicated that, although companies were already undergoing the process of online growth before this event, its occurrence significantly boosted this expansion. In addition, aspects such as convenience, personalized experience, and trust in digital payment methods developed so that many consumers continue to prioritize this modality, even after the reopening of physical stores. Therefore, it is concluded that the pandemic consolidated e-commerce as a viable and preferred alternative for various consumer profiles, reinforcing the need for continuous adaptation by companies to remain competitive in an increasingly digitalized market.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Erika (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-08-27T15:23:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) YSC27082025.pdf: 7815717 bytes, checksum: 2d436c3ea7a5b0eebc8e2a8261ea77a7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-08-29T16:19:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) YSC27082025.pdf: 7815717 bytes, checksum: 2d436c3ea7a5b0eebc8e2a8261ea77a7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-29T16:19:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) YSC27082025.pdf: 7815717 bytes, checksum: 2d436c3ea7a5b0eebc8e2a8261ea77a7 (MD5) Previous issue date: 2025-04-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectCompras onlinept_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleAnálise do impacto da Covid-19 no comportamento de compra do consumidor onlinept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Abreu, Nelsio Rodrigues de-
dc.description.resumoA pandemia da Covid-19 acelerou a migração do consumo para o online devido às restrições de circulação e fechamento do comércio físico. Os consumidores passaram a valorizar mais a conveniência, a segurança e a personalização das compras digitais. Assim, este estudo teve como objetivo analisar o impacto dessa pandemia sobre o comportamento de compra do consumidor no meio virtual, considerando as mudanças ocorridas durante esse período e os fatores que levaram às adaptações desses hábitos. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo, por meio da aplicação de um questionário online, permitindo identificar tendências e percepções dos consumidores sobre o comércio eletrônico antes, durante e após a pandemia. Os resultados obtidos apontaram que, apesar das empresas já estarem passando pelo processo de crescimento online antes desse fenômeno, sua ocorrência impulsionou, de forma significativa, essa expansão. Além disso, aspectos como a conveniência, a personalização da experiência e a confiança nos meios de pagamento digitais contribuíram para que muitos consumidores continuassem priorizando essa modalidade, mesmo após a reabertura do comércio físico. Sendo assim, conclui-se que a pandemia consolidou o comércio eletrônico como uma alternativa viável e preferida por diversos perfis de consumidores, reforçando a necessidade de adaptação contínua por parte das empresas para se manterem competitivas em um mercado cada vez mais digitalizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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