Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35617
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Camila Sayonara Barbosa de-
dc.date.accessioned2025-09-01T20:13:27Z-
dc.date.available2025-09-01T20:13:27Z-
dc.date.issued2022-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35617-
dc.description.abstractThe pandemic of covid-19 forced practically the entire world to stop, avoid crowds, and reinvent itself. In education it was no different, the classroom activities were suddenly stopped to contribute to a more effective control of the virus, and thus be able to resume classroom activities as soon as possible. From then on, the routine of distance learning classes was started, which later became a hybrid format. In view of this, the present research aims to analyze the processes conducted for the remote classes and the return of the presential classes, as well as to investigate the orientations that were transmitted by the Secretary of Education to the schools in the city and their execution. To this end, the work was developed through bibliographic research and field research with the municipal education secretary of Nova Cruz/RN, where several public servants contributed by answering according to the sectors they occupy in the current administration. Thus, the results show the impacts of distance education on education in general, and by relating 2020 and 2021, it is possible to show that there were significant increases in the number of dropouts and failures, with emphasis on the 6th grade, where the results were more pronounced. We could also suggest public policies aimed at mitigating the issues related to school evasion and failure, so that the management would consider creating greater cultural and sports incentives such as music lessons, instruments, and field classes, for example.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Erika (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-09-01T16:35:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CSBO01092025.pdf: 498902 bytes, checksum: 106994f59f8a7c0da968f6758b5e584a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-09-01T20:13:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CSBO01092025.pdf: 498902 bytes, checksum: 106994f59f8a7c0da968f6758b5e584a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-01T20:13:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CSBO01092025.pdf: 498902 bytes, checksum: 106994f59f8a7c0da968f6758b5e584a (MD5) Previous issue date: 2022-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectModalidades de ensinopt_BR
dc.subjectEADpt_BR
dc.titlePlanejamento e gestão escolar do município de Nova Cruz/RN na pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Tatiane Tenório da Gama Leite de-
dc.description.resumoA pandemia da covid-19 forçou praticamente o mundo todo a parar, evitar aglomerações e se reinventar. Na educação não foi diferente, as atividades presenciais foram paradas repentinamente na tentativa de contribuir para um controle mais eficaz do vírus, e, dessa forma, poder retomar as atividades presenciais tão logo fosse possível. Devido a tal fato, iniciou-se a rotina de aulas EAD, onde posteriormente ficou no formato híbrido. Diante disso, a presente pesquisa visa analisar os processos realizados para as aulas remotas e o retorno das aulas presenciais, bem como, investigar as orientações que foram transmitidas pela secretaria de educação às escolas do município e sua execução. Para tal, o desenvolvimento do trabalho decorreu através de pesquisas bibliográficas e uma pesquisa de campo com a secretaria de educação municipal de Nova Cruz/RN, onde vários servidores públicos contribuíram com respostas de acordo com os setores que ocupam na atual gestão. Assim, os resultados mostram os impactos da educação à distância no ensino em geral e ao relacionar 2020 e 2021 consegue evidenciar que houve aumentos significativos no número de evasões e reprovações, com ênfase no 6o ano, onde os resultados foram mais acentuados. Poderíamos sugerir também políticas públicas voltadas para a mitigação das questões relacionadas à evasão e reprovação escolar, de modo que, a gestão considerasse a criação de maiores incentivos culturais e esportivos como aula de música, instrumentos e aulas de campo, por exemplo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSBO01092025.pdf487,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons