Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35642
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Josivan Barbalho da-
dc.date.accessioned2025-09-08T13:30:49Z-
dc.date.available2025-03-11-
dc.date.available2025-09-08T13:30:49Z-
dc.date.issued2025-02-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35642-
dc.description.abstractFinancial mathematics holds a prominent position in the National Common Curricular Base (BNCC), recognized as fundamental for the full exercise of citizenship and the comprehensive education of students. However, despite its importance and the approval of the document since 2018, challenges persist: low proficiency rates in mathematics, high levels of household debt, and the population's vulnerability to financial fraud. These problems highlight the need for a more effective and reality-connected approach in schools. This dissertation aims to present a pedagogical proposal for teaching financial mathematics that combines conceptual rigor with practical and everyday applications, aiming to align with the competencies and skills outlined in the BNCC for elementary and high school education. Topics such as percentages, simple and compound interest, percentage variation, inflation, and financial planning are explored, emphasizing the use of spreadsheets as a pedagogical tool. In addition to facilitating calculations and visualizations, spreadsheets promote computational thinking and familiarity with technologies, which are essential in contemporary society. The work seeks not only to develop technical skills but also to encourage critical thinking and conscious decision-making. By proposing activities that connect mathematical concepts to everyday life, it aims to support educators in creating more meaningful teaching practices, capable of preparing students for socio-economic and technological challenges. As a future development, there are plans to apply these proposals in practical classes and formalize the results in scientific studies, contributing to the advancement of educational practices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-09-08T13:30:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JosivanBarbalhoDaSilva_Dissert.pdf: 2641790 bytes, checksum: ed714aab3f2a76375310a20d2f9194d4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-08T13:30:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JosivanBarbalhoDaSilva_Dissert.pdf: 2641790 bytes, checksum: ed714aab3f2a76375310a20d2f9194d4 (MD5) Previous issue date: 2025-02-13en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática financeira - Ensinopt_BR
dc.subjectPlanilhas eletrônicas - Ferramenta pedagógicapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular - BNCCpt_BR
dc.subjectFormação cidadãpt_BR
dc.subjectFinancial mathematicspt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectSpreadsheetspt_BR
dc.subjectCitizenship educationpt_BR
dc.titlePlanilhas eletrônicas no Ensino de Matemática financeira : uma abordagem contemporânea alinhada à BNCCpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Menezes Neto, José Laudelino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3062003023861109pt_BR
dc.creator.LattesLattes não encontrado em 08/09/2025.pt_BR
dc.description.resumoA matemática financeira ocupa uma posição de destaque na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reconhecida como fundamental para o exercício pleno da cidadania e para a formação integral dos estudantes. Contudo, apesar de sua importância e da homologação do documento desde 2018, desafios persistem: baixos índices de proficiência em matemática, altos níveis de endividamento familiar e a vulnerabilidade da população a fraudes financeiras. Esses problemas evidenciam a necessidade de uma abordagem mais eficaz e conectada à realidade nas escolas. Esta dissertação tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica para o ensino de matemática financeira que alia rigor conceitual a aplicações práticas e cotidianas, buscando alinhar-se às competências e habilidades da BNCC para os ensinos fundamental e médio. Temas como porcentagem, juros simples e compostos, variação percentual, inflação e planejamento financeiro são explorados, destacando-se o uso de planilhas eletrônicas como ferramenta pedagógica. Além de facilitar cálculos e visualizações, as planilhas promovem o pensamento computacional e a familiarização com tecnologias, essenciais na sociedade contemporânea. O trabalho visa não apenas desenvolver habilidades técnicas, mas também estimular o pensamento crítico e a tomada de decisões conscientes. Ao propor atividades que conectam conceitos matemáticos ao cotidiano, busca-se apoiar educadores na construção de um ensino mais significativo, capaz de preparar os estudantes para os desafios socioeconômicos e tecnológicos. Como desdobramento futuro, planeja-se aplicar essas propostas em aulas práticas e formalizar os resultados em estudos científicos, contribuindo para o avanço das práticas educacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JosivanBarbalhoDaSilva_Dissert.pdf2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons