Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35651
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLlanco, Marcelo Chalub-
dc.date.accessioned2025-09-09T13:49:18Z-
dc.date.available2025-04-02-
dc.date.available2025-09-09T13:49:18Z-
dc.date.issued2025-03-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35651-
dc.description.abstractThe growth of urbanization and the pursuit of sustainable solutions for urban mobility, especially in Brazil, highlight the need for efficient public transportation systems. This work analyzes meso-accessibility to public transportation in João Pessoa/PB, focusing on the conditions of the bus system in the vicinity of the Federal University of Paraíba (UFPB), a major travel hub. The research begins with a systematic literature review, following the PRISMA method guidelines, to support the collection of literary data and the formulation of analytical questions. The methodology includes the collection of data from Operational Service Orders (OSO) and multi-criteria spatial analyses, using statistical methods such as sample description of data and Principal Component Analysis (PCA) via the Python programming language, to identify patterns and disparities in access to public transportation. The results reveal that three bus lines face issues of underutilization or overutilization, indicating the need for interventions to ensure equitable and sustainable accessibility. The research identifies critical gaps in accessibility, offering valuable insights for the formulation of public policies that promote social inclusion and improvement of the transportation system. The combination of statistical methods and innovative tools, such as Python, demonstrates the potential of this approach to guide strategic decisions and enhance urban mobility.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-09-09T13:49:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarceloChalubLlanco _Dissert.pdf: 6908857 bytes, checksum: 11ae36c03e98a5d04b614b68601da9ee (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-09T13:49:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarceloChalubLlanco _Dissert.pdf: 6908857 bytes, checksum: 11ae36c03e98a5d04b614b68601da9ee (MD5) Previous issue date: 2025-03-17en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectTransport Mesoacessibilidadept_BR
dc.subjectAnálise espacial - Multicritériopt_BR
dc.subjectMeso-accessibilitypt_BR
dc.subjectPublic transportationpt_BR
dc.subjectMulticriteria spatial analysispt_BR
dc.subjectUrban planningpt_BR
dc.titleAnálise espacial multicritério da mesoacessibilidade ao transporte público em João Pessoa/PBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Luiz Bueno da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1455327957816397pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6486711066149227pt_BR
dc.description.resumoO crescimento da urbanização e a busca por soluções sustentáveis para a mobilidade urbana, especialmente no Brasil, destacam a necessidade de sistemas de transportes públicos eficientes. Este trabalho analisa a mesoacessibilidade ao transporte público em João Pessoa/PB, com foco nas condições do sistema de ônibus nas proximidades da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), um polo gerador de viagens. A pesquisa inicia-se com uma revisão bibliográfica sistemática, seguindo as diretrizes do método PRISMA, embasando a coleta de dados literários e a formulação de questões analíticas. A metodologia inclui a coleta de dados das Ordens de Serviços Operacionais (OSO) e análises espaciais multicritério, utilizando métodos estatísticos como a descrição amostral dos dados e a Análise de Componentes Principais (PCA) a partir da linguagem de programação Python, para identificar padrões e disparidades no acesso ao transporte público. Os resultados revelam que três linhas de ônibus enfrentam problemas de subutilização ou superutilização, indicando a necessidade de intervenções para garantir acessibilidade equitativa e sustentável. A pesquisa identifica lacunas críticas na acessibilidade, oferecendo insights valiosos para a formulação de políticas públicas que promovam a inclusão social e a melhoria do sistema de transporte. A combinação de métodos estatísticos e ferramentas inovadoras, como o Python, demonstra o potencial dessa abordagem para orientar decisões estratégicas e aprimorar a mobilidade urbana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarceloChalubLlanco _Dissert.pdf6,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons