Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35657
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pinheiro, Ângelo Augusto de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-09T16:14:53Z | - |
dc.date.available | 2025-05-08 | - |
dc.date.available | 2025-09-09T16:14:53Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35657 | - |
dc.description.abstract | This article presents the design development of the educational toy “Quebra-Cabeça Rio Tinto e Sua Cultura” (Rio Tinto and Its Culture Puzzle), which is the result of the extension project O Traço Mágico – Year 5. The proposal aims to stimulate children’s cultural belonging and cognitive development by adapting illustrations that represent symbolic elements of the city of Rio Tinto/PB. Based on authors such as Freire (1970), Krucken (2009), Vygotsky (1998), Piaget (1971) and Kishimoto (1995), the work combines design, critical pedagogy and territorial identity to create a playful-pedagogical artifact that connects children to their local culture. The methodological process involved research, graphic refinement, thematic selection and prototyping of pieces adapted to different age groups. The results demonstrate that the puzzle acts as an educational and symbolic instrument, promoting meaningful learning and strengthening regional identity. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marciel Oliveira (marciel.oliveira@ccae.ufpb.br) on 2025-05-13T15:00:34Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ÂngeloAugustode SouzaPinheiro_TCC.pdf: 45633077 bytes, checksum: 76e402b370de62ecceeac52f4849f551 (MD5) ÂngeloAugustode SouzaPinheiro_TERMO.pdf: 302919 bytes, checksum: cd31d2048a6abb2067ad9f7e9e69142f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-09-09T16:14:53Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ÂngeloAugustode SouzaPinheiro_TCC.pdf: 45633077 bytes, checksum: 76e402b370de62ecceeac52f4849f551 (MD5) ÂngeloAugustode SouzaPinheiro_TERMO.pdf: 302919 bytes, checksum: cd31d2048a6abb2067ad9f7e9e69142f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-09T16:14:53Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ÂngeloAugustode SouzaPinheiro_TCC.pdf: 45633077 bytes, checksum: 76e402b370de62ecceeac52f4849f551 (MD5) ÂngeloAugustode SouzaPinheiro_TERMO.pdf: 302919 bytes, checksum: cd31d2048a6abb2067ad9f7e9e69142f (MD5) Previous issue date: 2025-04-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Design e Território | pt_BR |
dc.subject | Identidade Cultural | pt_BR |
dc.subject | Brinquedo Pedagógico | pt_BR |
dc.title | Rio Tinto e sua cultura : quebra-cabeça como ferramenta de pertencimento regional | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Washington Ferreira | - |
dc.description.resumo | O artigo apresenta o desenvolvimento projetual do brinquedo educativo “Quebra-Cabeça Rio Tinto e Sua Cultura”, fruto do desdobramento do projeto de extensão O Traço Mágico – Ano 5. A proposta visa estimular o pertencimento cultural e o desenvolvimento cognitivo infantil a partir da adaptação de ilustrações que representam elementos simbólicos da cidade de Rio Tinto/PB. Fundamentado em autores como Freire (1970), Krucken (2009), Vygotsky (1998), Piaget (1971) e Kishimoto (1995), o trabalho articula design, pedagogia crítica e identidade territorial para criar um artefato lúdico-pedagógico que conecta as crianças à sua cultura local. O processo metodológico envolveu pesquisa, refinamento gráfico, escolha temática e prototipagem de peças adaptadas a diferentes faixas etárias. Os resultados demonstram que o quebra-cabeça atua como instrumento educativo e simbólico, promovendo a aprendizagem significativa e o fortalecimento da identidade regional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Design | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ÂngeloAugustode SouzaPinheiro_TCC.pdf | TCC | 44,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
ÂngeloAugustode SouzaPinheiro_TERMO.pdf | TERMO | 295,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons