Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35677
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Rian Gabriel de-
dc.date.accessioned2025-09-09T16:57:57Z-
dc.date.available2025-09-09T16:57:57Z-
dc.date.issued2025-05-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35677-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2025-05-20T12:45:04Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RianGabrieldeFreitas_ARTIGO.pdf: 470295 bytes, checksum: 175865d9dd270a008cf446e49fb4a921 (MD5) RianGabrieldeFreitas_TERMO.pdf: 193488 bytes, checksum: 5d19e27f48ed7b3a7ea9bb92aca89b3f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-09-09T16:57:57Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RianGabrieldeFreitas_ARTIGO.pdf: 470295 bytes, checksum: 175865d9dd270a008cf446e49fb4a921 (MD5) RianGabrieldeFreitas_TERMO.pdf: 193488 bytes, checksum: 5d19e27f48ed7b3a7ea9bb92aca89b3f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-09T16:57:57Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RianGabrieldeFreitas_ARTIGO.pdf: 470295 bytes, checksum: 175865d9dd270a008cf446e49fb4a921 (MD5) RianGabrieldeFreitas_TERMO.pdf: 193488 bytes, checksum: 5d19e27f48ed7b3a7ea9bb92aca89b3f (MD5) Previous issue date: 2025-05-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.subjectFormação Profissionalpt_BR
dc.subjectDiscentespt_BR
dc.titleInteligência artificial no contexto universitário: uma análise da percepção dos discentes de contabilidade da UFPBpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes do Bacharelado de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com a Inteligência Artificial ao longo de sua formação acadêmica. Por intermédio de um formulário eletrônico, procedeu-se à coleta de dados junto a uma amostra de 141 indivíduos, selecionados mediante um método de amostragem não probabilística por conveniência. Ademais, a pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa, analisando os resultados mediante análise estatística descritiva, com apresentação dos resultados em gráficos de barras e tabelas de frequências absolutas e relativas. Os resultados evidenciam uma ampla familiaridade com essa tecnologia, especialmente na realização de pesquisas, desenvolvimento de ideias, apoio na redação de textos e resolução de dúvidas didáticas. Os participantes destacaram benefícios como a personalização do aprendizado, o acesso facilitado à informação e a otimização de tarefas repetitivas, mas também demonstraram receios quanto à dependência excessiva da tecnologia, ao enfraquecimento do pensamento crítico, aos riscos éticos e às desigualdades no acesso à infraestrutura. A maioria dos estudantes defende sua inclusão nos currículos do curso, seja de forma obrigatória ou complementar, e admitem a importância de formação específica sobre o uso ético da IA. Além disso, a percepção predominante é de que ela contribui positivamente para a formação de contadores mais aptos e preparados para os desafios de um mercado cada vez mais digitalizado. Conclui-se que a adoção consciente, planejada e ética da IA no ensino contábil é fundamental para promover uma formação inovadora, inclusiva e alinhada às demandas modernas da profissão contábil, requisitando esforços institucionais em infraestrutura, preparo docente e reavaliação dos componentes curriculares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RianGabrieldeFreitas_ARTIGO.pdfARTIGO459,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RianGabrieldeFreitas_TERMO.pdfTERMO188,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons