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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35677Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Freitas, Rian Gabriel de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-09T16:57:57Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-09T16:57:57Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-08 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35677 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
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| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-09T16:57:57Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RianGabrieldeFreitas_ARTIGO.pdf: 470295 bytes, checksum: 175865d9dd270a008cf446e49fb4a921 (MD5) RianGabrieldeFreitas_TERMO.pdf: 193488 bytes, checksum: 5d19e27f48ed7b3a7ea9bb92aca89b3f (MD5) Previous issue date: 2025-05-08 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Inteligência Artificial | pt_BR |
| dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
| dc.subject | Ciências Contábeis | pt_BR |
| dc.subject | Formação Profissional | pt_BR |
| dc.subject | Discentes | pt_BR |
| dc.title | Inteligência artificial no contexto universitário: uma análise da percepção dos discentes de contabilidade da UFPB | pt_BR |
| dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos estudantes do Bacharelado de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com a Inteligência Artificial ao longo de sua formação acadêmica. Por intermédio de um formulário eletrônico, procedeu-se à coleta de dados junto a uma amostra de 141 indivíduos, selecionados mediante um método de amostragem não probabilística por conveniência. Ademais, a pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa, analisando os resultados mediante análise estatística descritiva, com apresentação dos resultados em gráficos de barras e tabelas de frequências absolutas e relativas. Os resultados evidenciam uma ampla familiaridade com essa tecnologia, especialmente na realização de pesquisas, desenvolvimento de ideias, apoio na redação de textos e resolução de dúvidas didáticas. Os participantes destacaram benefícios como a personalização do aprendizado, o acesso facilitado à informação e a otimização de tarefas repetitivas, mas também demonstraram receios quanto à dependência excessiva da tecnologia, ao enfraquecimento do pensamento crítico, aos riscos éticos e às desigualdades no acesso à infraestrutura. A maioria dos estudantes defende sua inclusão nos currículos do curso, seja de forma obrigatória ou complementar, e admitem a importância de formação específica sobre o uso ético da IA. Além disso, a percepção predominante é de que ela contribui positivamente para a formação de contadores mais aptos e preparados para os desafios de um mercado cada vez mais digitalizado. Conclui-se que a adoção consciente, planejada e ética da IA no ensino contábil é fundamental para promover uma formação inovadora, inclusiva e alinhada às demandas modernas da profissão contábil, requisitando esforços institucionais em infraestrutura, preparo docente e reavaliação dos componentes curriculares. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contabéis - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RianGabrieldeFreitas_ARTIGO.pdf | ARTIGO | 459,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| RianGabrieldeFreitas_TERMO.pdf | TERMO | 188,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
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