Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35678
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Janiedson Maike Silva da | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-09T17:00:39Z | - |
dc.date.available | 2025-09-09T17:00:39Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35678 | - |
dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2025-05-20T12:49:06Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JaniedsonMaikeSilvadaCosta_TERMO.pdf: 462337 bytes, checksum: 6d86feb8f0e173a85f1aca34d9a3b3c7 (MD5) JaniedsonMaikeSilvadaCosta_ARTIGO.pdf: 408227 bytes, checksum: aa0fb57d2673d603c03db7f6be8e2c45 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-09-09T17:00:39Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JaniedsonMaikeSilvadaCosta_TERMO.pdf: 462337 bytes, checksum: 6d86feb8f0e173a85f1aca34d9a3b3c7 (MD5) JaniedsonMaikeSilvadaCosta_ARTIGO.pdf: 408227 bytes, checksum: aa0fb57d2673d603c03db7f6be8e2c45 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-09T17:00:39Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JaniedsonMaikeSilvadaCosta_TERMO.pdf: 462337 bytes, checksum: 6d86feb8f0e173a85f1aca34d9a3b3c7 (MD5) JaniedsonMaikeSilvadaCosta_ARTIGO.pdf: 408227 bytes, checksum: aa0fb57d2673d603c03db7f6be8e2c45 (MD5) Previous issue date: 2025-04-29 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de Contabilidade | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.title | A atuação de estudantes de ciências contábeis na promoção da educação financeira no vale de Mamanguape-PB | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa busca examinar como o auxílio em finanças, prestado por estudantes de Ciências Contábeis da UFPB, impacta o conhecimento financeiro de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas em Mamanguape, Paraíba. Através de um estudo de campo com abordagens quantitativas e qualitativas, aplicamos questionários e realizamos entrevistas com estudantes e professores, visando compreender o nível de conhecimento prévio, as dificuldades encontradas e o interesse da comunidade escolar sobre o tema. Os dados coletados exibiram uma situação inquietante: diversos jovens não têm instrução financeira familiar e apresentam dificuldades ao manusear conceitos fundamentais, como taxas, financiamento e organização. O papel dos universitários da UFPB como colaboradores se mostrou eficiente ao relacionar o conhecimento especializado com a vivência dos alunos, incentivando um aprendizado mais simples e adequado. A pesquisa também indicou que a educação financeira, ao ser inserida no dia a dia da escola de maneira constante, pode modificar costumes, desenvolver o raciocínio e auxiliar na independência dos jovens perante os dilemas financeiros. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contabéis - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JaniedsonMaikeSilvadaCosta_TERMO.pdf | TERMO | 451,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
JaniedsonMaikeSilvadaCosta_ARTIGO.pdf | ARTIGO | 398,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons