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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35693
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, José Carlos Feliciano Da-
dc.date.accessioned2025-09-09T18:27:39Z-
dc.date.available2025-09-09T18:27:39Z-
dc.date.issued2025-04-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35693-
dc.description.abstractThis study analyzed the perception of the rural population regarding access to and use of Detran-PB's digital services. The theoretical basis opens a discussion on digital inclusion, digital literacy, and digital government. The methodology used a qualitative exploratory approach. The research showed that, despite advances in the digitalization of public services, a large part of the rural residents who participated in this study still find it difficult to use them individually, which forces them to seek help from third parties or resort to face-to-face service. In general, it was found that when accessing Detran-PB's digital services, they experienced difficulties due to the lack of digital literacy and limited access to technological devices, which are characterized as some of the main challenges faced. It is hoped that this study will stimulate new reflections and initiatives that favor digital accessibility, ensuring that the modernization of public services is, in fact, an advance for the entire population.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2025-05-26T15:24:47Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JoséCarlosFalicianodaSilva_TERMO.pdf: 160301 bytes, checksum: b96e0a2706a0f1074ce0ef30d0a7aeda (MD5) JoséCarlosFalicianodaSilva_ARTIGO.pdf: 467574 bytes, checksum: ac747553f85d6227e32ede02ad3f72ab (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-09-09T18:27:39Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JoséCarlosFalicianodaSilva_TERMO.pdf: 160301 bytes, checksum: b96e0a2706a0f1074ce0ef30d0a7aeda (MD5) JoséCarlosFalicianodaSilva_ARTIGO.pdf: 467574 bytes, checksum: ac747553f85d6227e32ede02ad3f72ab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-09T18:27:39Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JoséCarlosFalicianodaSilva_TERMO.pdf: 160301 bytes, checksum: b96e0a2706a0f1074ce0ef30d0a7aeda (MD5) JoséCarlosFalicianodaSilva_ARTIGO.pdf: 467574 bytes, checksum: ac747553f85d6227e32ede02ad3f72ab (MD5) Previous issue date: 2025-04-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectInclusão Digitalpt_BR
dc.subjectGoverno Digitalpt_BR
dc.subjectDetran-PBpt_BR
dc.titleAcessibilidade dos serviços digitais do DETRAN-PB para população rural do vale do Mamanguape-PBpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho discutiu a percepção da população rural quanto ao acesso e à utilização dos serviços digitais do Detran-PB. A fundamentação teórica abarca a discussão sobre inclusão digital, letramento digital e governo digital. Na metodologia, foi empregada uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. A pesquisa permitiu verificar que, apesar dos avanços na digitalização dos serviços públicos, grande parte dos moradores da zona rural que participaram desse estudo ainda encontra dificuldades para utilizá-los de forma individual, o que os obriga a buscar auxílio de terceiros ou a recorrer ao atendimento presencial. De modo geral, constatou-se que ao acessarem os serviços digitais do Detran-PB sentem dificuldades, devido à falta de letramento digital e o acesso limitado a dispositivos tecnológicos que se caracterizam como alguns dos principais desafios enfrentados. Espera-se que este estudo estimule novas reflexões e iniciativas que favoreçam a acessibilidade digital, garantindo que a modernização dos serviços públicos seja, de fato, um avanço para toda a população.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração

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