Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35697
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Ana Paula Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-09T18:41:33Z | - |
dc.date.available | 2025-09-09T18:41:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35697 | - |
dc.description.abstract | The course conclusion work entitled SCHOOL EVASION IN YOUTH AND ADULT EDUCATION – CYCLE I AND II: Reports and reflections from students at the Municipal School of Elementary Education Cléa Maria Bezerra Barbosa has as its object of study the students of Youth Education and Adults. The general objective is to investigate the causes of School Dropout in EJA teaching. The research had a qualitative methodological structure, dialoguing in its theoretical foundation with scholars Paulo Freire and Miguel Arroyo, making it possible to better elucidate the issue of evasion. As a result, the analysis of my observations was obtained, containing the main causes of school dropout, reasons why they return to the classroom and methodologies used. With this, we will be able to list the reasons that made them drop out and what reasons brought them back to the classroom and school life. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by José Elias Freitas (jose.freitas@ccae.ufpb.br) on 2025-05-27T12:37:28Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) AnaPaulaRodriguesDeSouza_TCC.pdf: 1472115 bytes, checksum: 8a952bdf5c193aa4e2f213a339d11238 (MD5) AnaPaulaRodriguesDeSouza_TERMO.pdf: 223118 bytes, checksum: 258fe9fab31313f1225bb556ba7d6aca (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-09-09T18:41:33Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) AnaPaulaRodriguesDeSouza_TCC.pdf: 1472115 bytes, checksum: 8a952bdf5c193aa4e2f213a339d11238 (MD5) AnaPaulaRodriguesDeSouza_TERMO.pdf: 223118 bytes, checksum: 258fe9fab31313f1225bb556ba7d6aca (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-09T18:41:33Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) AnaPaulaRodriguesDeSouza_TCC.pdf: 1472115 bytes, checksum: 8a952bdf5c193aa4e2f213a339d11238 (MD5) AnaPaulaRodriguesDeSouza_TERMO.pdf: 223118 bytes, checksum: 258fe9fab31313f1225bb556ba7d6aca (MD5) Previous issue date: 2024-10-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.subject | Metodologias | pt_BR |
dc.title | Evasão escolar na educação de jovens e adultos – ciclos I e II:relatos e reflexões dos(as) discentes da escola municipal de ensino | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alencar, Sabrina Grisi Pinho de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7605235994017354 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0904997275559395 | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho de Conclusão de Curso intitulado EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CICLO I E II: Relatos e reflexões dos(as) discentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cléa Maria Bezerra Barbosa tem como objeto de estudo os alunos da Educação de Jovens e Adultos. Como objetivo geral investigar as causas da Evasão Escolar no ensino da EJA. A pesquisa teve como estrutura metodológica de cunho qualitativo, dialogando em sua fundamentação teórica com os estudiosos Paulo Freire e Miguel Arroyo possibilitando melhor elucidar a temática da evasão. Foi obtido enquanto resultado as análises das minhas observações, contendo principais causas de abandono escolar, motivos pelos quais os mesmos retornam à sala de aula e metodologias utilizadas. Com isso, poderemos elencar os motivos que os fizeram evadir e quais motivos os trouxeram novamente a sala de aula e o convívio escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaPaulaRodriguesDeSouza_TCC.pdf | TCC | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
AnaPaulaRodriguesDeSouza_TERMO.pdf | TERMO | 217,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons