Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35724
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCiriaco, Aline-
dc.date.accessioned2025-09-12T10:51:02Z-
dc.date.available2025-09-12T10:51:02Z-
dc.date.issued2025-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35724-
dc.description.abstractThis undergraduate thesis aims to analyze differentiated Indigenous education at Escola Estadual Pedro Poti, located in Aldeia São Francisco, focusing on the revitalization of Potiguara culture through educational practices. Differentiated Indigenous education is understood as one that respects and values the cultural, historical, social, and linguistic specificities of Indigenous peoples, promoting teaching that is appropriate to their realities and ways of life. The research seeks to understand how educational processes aimed at the Potiguara Indigenous population have contributed to the preservation and strengthening of this community's cultural traditions. Using a qualitative approach, the study involves the analysis of pedagogical practices developed at the school, considering the cultural, linguistic, and social specificities of Potiguara students. It also discusses the impact of differentiated education on the appreciation and transmission of traditional knowledge to new generations, pursuing an education that respects and promotes Indigenous identity. The bibliographical research drew upon authors such as Silva (2016), Araújo (2023), Cardoso (2012), Gonçalves (2011), Freire (1996), Sacristán (1995), among others. The work highlights the importance of culturally relevant pedagogy that contributes to the formation of citizens aware of their cultural heritage and Indigenous rights. Finally, the study emphasizes the role of the school as a space for resistance and revitalization of Potiguara culture, underlining the need for educational policies that ensure quality Indigenous education while respecting the specificities of Indigenous peoples.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by José Elias Freitas (jose.freitas@ccae.ufpb.br) on 2025-05-27T12:24:36Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) AlineCiriaco_TCC.pdf: 1178005 bytes, checksum: cfeefcb942779ddd875327471f87052a (MD5) AlineCiriaco_TERMO.pdf: 212250 bytes, checksum: a92caf75f53f2a900ec2eb3d8f79e710 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-09-12T10:51:02Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) AlineCiriaco_TCC.pdf: 1178005 bytes, checksum: cfeefcb942779ddd875327471f87052a (MD5) AlineCiriaco_TERMO.pdf: 212250 bytes, checksum: a92caf75f53f2a900ec2eb3d8f79e710 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-12T10:51:02Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) AlineCiriaco_TCC.pdf: 1178005 bytes, checksum: cfeefcb942779ddd875327471f87052a (MD5) AlineCiriaco_TERMO.pdf: 212250 bytes, checksum: a92caf75f53f2a900ec2eb3d8f79e710 (MD5) Previous issue date: 2025-04-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducação Escolar Indígenapt_BR
dc.subjectPovos Origináriospt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação Indígena Potiguarapt_BR
dc.titleDesafios na inclusão da educação indígena potiguara/PB no currículo escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Antônio Alberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7687775895899252pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 27/05/2025pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a educação indígena diferenciada na Escola Estadual Pedro Poti, localizada na Aldeia São Francisco, com foco na revitalização da cultura potiguara por meio das práticas educativas. Entende-se por educação indígena diferenciada aquela que respeita e valoriza as especificidades culturais, históricas, sociais e linguísticas dos povos originários, promovendo um ensino adequado às suas realidades e modos de vida. A pesquisa se propõe a compreender como os processos educacionais voltados para a população indígena potiguara têm contribuído para a preservação e fortalecimento das tradições culturais dessa comunidade. A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa envolve a análise das práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, considerando as especificidades culturais, linguísticas e sociais dos estudantes potiguara. Também é discutido o impacto da educação diferenciada na valorização e transmissão dos saberes tradicionais para as novas gerações, buscando uma educação que respeite e promova a identidade indígena. Para a pesquisa bibliográfica, tomou-se como referência autores como Silva (2016), Araújo (2023), Cardoso (2012), Gonçalves (2011), Freire (1996) Sacristán (1995), entre outros. O trabalho destaca a importância de uma pedagogia que seja culturalmente relevante e que contribua para a formação de cidadãos conscientes de sua herança cultural e dos direitos indígenas. Por fim, o estudo ressalta o papel da escola como um espaço de resistência e de revitalização da cultura potiguara, evidenciando a necessidade de políticas educacionais que garantam uma educação indígena de qualidade e que respeite as particularidades dos povos originários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlineCiriaco_TCC.pdfTCC1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AlineCiriaco_TERMO.pdfTERMO207,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons