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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35727
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Aline Kézia Lima Da-
dc.date.accessioned2025-09-12T10:57:20Z-
dc.date.available2025-09-12T10:57:20Z-
dc.date.issued2025-04-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35727-
dc.description.abstractThe Pedagogical Residency Program (PRP) is a Brazilian government initiative that aims to improve the training of future teachers who participate in the program, since the PRP offers an opportunity for undergraduate students to participate in practical activities in schools. The work has the general objective of: investigating participation in the Pedagogical Residency Program and its contribution to the training of undergraduate students in Letters – Portuguese Language. The specific objectives of the research are: to reflect on the training of Portuguese language teachers and their teaching work; to discuss the Pedagogical Residency (RP) and its contributions to the initial training of teachers; to analyze theoretical and practical experiences based on the discourse of former participants of the RP of the Bachelor's Degree in Letters at UFPB, Campus IV. As a theoretical basis, we used the studies of Freire (1997; 2001), Tardif (2002; 2014), Pimenta (2005), Nóvoa (2002; 2009), among other theorists who address the importance of teacher training. Qualitative methodology and exploratory research were applied to consolidate the research and achieve the proposed objectives. Online questionnaires were used to collect donated data. The study collaborators are former students of the Program. The research results indicate that the Pedagogical Residency Program contributed significantly to the training of future teachers, providing practical and reflective experiences that allowed the construction of knowledge and skills necessary for the exercise of the profession. In addition, the participants highlighted the importance of interaction with the supervising teachers and the opportunity to work in a team as fundamental aspects for their professional development. In conclusion, this research demonstrates the relevance of the Pedagogical Residency Program for the training of Portuguese Language teachers, highlighting the need for programs that promote the articulation between theory and practice and offer professional development opportunities for future teachers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by José Elias Freitas (jose.freitas@ccae.ufpb.br) on 2025-05-28T11:34:00Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) AlineKéziaLimadaSilva_TCC.pdf: 1983102 bytes, checksum: 82a9a3ed27205033e2ca632587d4e059 (MD5) AlineKéziaLimadaSilva_TERMO.pdf: 559916 bytes, checksum: caacc77545a3f2f39cdf55ae6d4125c6 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapt_BR
dc.titleA residência pedagógica na formação docente em Letras – Língua Portuguesa: reflexões a partir do olhar dos residentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Fábio Pessoa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3388743580231940pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2116523508297740pt_BR
dc.description.resumoO Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma iniciativa do governo brasileiro que visa aprimorar a formação de futuros docentes que participam do programa, visto que o PRP oferece uma oportunidade para que estudantes de licenciatura participem de atividades práticas nas escolas. O trabalho tem como objetivo geral: investigar a participação de seis ex-residentes no Programa Residência Pedagógica e a contribuição do programa para a formação dos licenciandos em Letras – Língua Portuguesa. Os objetivos específicos da pesquisa são: refletir sobre a formação do professor de língua portuguesa e seu trabalho docente; discutir acerca da Residência pedagógica (RP) e suas contribuições para a formação inicial do professor; analisar experiências teóricopráticas a partir do discurso de ex-participantes da RP do Curso de Licenciatura em Letras da UFPB, Campus IV. Como fundamentação teórica, utilizamos os estudos de Freire (1997;2001), Tardif (2002; 2014), Pimenta (2005), Nóvoa (2002; 2009), dentre outros teóricos que abordam a importância da formação de professores. Aplicou-se a metodologia qualitativa e a pesquisa exploratória, para consolidar a pesquisa e alcançar os objetivos propostos. Foram empregados questionários online para a geração dos dados. Os colaboradores do estudo são estudantes exparticipantes do Programa. Os resultados da pesquisa indicam que o Programa Residência Pedagógica contribuiu significativamente para a formação dos futuros docentes, proporcionando experiências práticas e reflexivas que permitiram a construção de conhecimentos e habilidades necessárias para o exercício da profissão. Além disso, os participantes destacaram a importância da interação com os professores orientadores e a oportunidade de trabalhar em equipe como aspectos fundamentais para o seu desenvolvimento profissional. Em conclusão, esta pesquisa demonstra a relevância do Programa Residência Pedagógica para a formação de professores de Língua Portuguesa, destacando a necessidade de programas que promovam a articulação entre teoria e prática e ofereçam oportunidades de desenvolvimento profissional para os futuros docentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - CCAE

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