Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35729
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Daniele Lima da-
dc.date.accessioned2025-09-12T11:01:45Z-
dc.date.available2025-09-12T11:01:45Z-
dc.date.issued2025-04-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35729-
dc.description.abstractYouth and Adult Education (EJA) plays a crucial role in ensuring the right to education for individuals who, due to various factors, were unable to complete their studies at the appropriate age. This study aims to understand the challenges and expectations of EJA students in the municipality of Baía da Traição-PB, with a particular focus on reading development. Adopting a qualitative approach, the research relies on interviews as the primary data collection method. Through students’ narratives, the study identifies key obstacles, such as balancing studies with work and family responsibilities, socioeconomic difficulties, limited access to educational materials, and a history of interrupted schooling. Additionally, the research explores students’ expectations regarding the impact of reading on their personal and professional development, highlighting their aspirations to improve text comprehension, expand their knowledge, and increase their autonomy in society. The findings indicate the need for public policies that strengthen EJA by providing better learning conditions and expanding opportunities for these students. In this way, the research contributes to the discussion on the appreciation of EJA and the search for more effective strategies for the educational and social inclusion of this audience.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by José Elias Freitas (jose.freitas@ccae.ufpb.br) on 2025-05-28T12:31:39Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) DanieleLimadaSilva_TCC.pdf: 1023009 bytes, checksum: df8afb67255bc9f3010046e53b35b20b (MD5) DanieleLimadaSilva_TERMO.pdf: 113078 bytes, checksum: e287ebb2411334230d7db6980b599aac (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-09-12T11:01:45Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) DanieleLimadaSilva_TCC.pdf: 1023009 bytes, checksum: df8afb67255bc9f3010046e53b35b20b (MD5) DanieleLimadaSilva_TERMO.pdf: 113078 bytes, checksum: e287ebb2411334230d7db6980b599aac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-12T11:01:45Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) DanieleLimadaSilva_TCC.pdf: 1023009 bytes, checksum: df8afb67255bc9f3010046e53b35b20b (MD5) DanieleLimadaSilva_TERMO.pdf: 113078 bytes, checksum: e287ebb2411334230d7db6980b599aac (MD5) Previous issue date: 2025-04-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e Adultospt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.titleA educação de jovens e adultos no contexto local: desafios e expectativas no desenvolvimento da leitura dos alunos da EJA na cidade de Baía da Traição-PB.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Queiroz, Joel Araújo Queiroz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4432575322141234pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9626026249751720pt_BR
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) desempenha um papel fundamental na garantia do direito à educação para aqueles e aquelas que, por diversos fatores, não puderam concluir seus estudos na idade regular. Nesse contexto, buscou-se neste trabalho compreender os desafios e expectativas de alunos(as) da EJA no município de Baía da Traição-PB, com ênfase no desenvolvimento da leitura. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas como principal instrumento de coleta de dados. A partir dos relatos dos estudantes, foi possível identificar obstáculos como a conciliação entre os estudos e o trabalho e vida familiar, dificuldades socioeconômicas, limitações no acesso aos materiais didáticos e um histórico de escolarização interrompida. Além desses traços socioculturais, foram analisadas as expectativas dos alunos em relação ao impacto da leitura em sua formação pessoal e profissional, o que possibilitou evidenciar o desejo, desses(as) alunos(as), de melhorarem a compreensão de textos, ampliarem conhecimentos e aumentarem suas autonomias na sociedade. Os resultados apontam para a necessidade de políticas públicas que fortaleçam a EJA, proporcionando melhores condições de aprendizagem e ampliando as oportunidades para esses estudantes. Dessa forma, a pesquisa contribuiu para o debate sobre a valorização da EJA e a busca por estratégias mais eficazes para a inclusão educacional e social desse público, historicamente invisibilizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DanieleLimadaSilva_TCC.pdfTCC999,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DanieleLimadaSilva_TERMO.pdfTERMO110,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons