Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35730
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Marciele Francisco de-
dc.date.accessioned2025-09-12T11:13:17Z-
dc.date.available2025-09-12T11:13:17Z-
dc.date.issued2025-04-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35730-
dc.description.abstractThis study aims to discuss the importance of classroom observation as a training tool in the Pedagogical Residency Program (PRP), evaluating how residents reflect on the issues that permeate the classroom. This research is justified by the importance of observation as a method that provides feedback to teachers in training, helping them to identify the teaching skills involved in the process. Methodologically, this is documentary research, which used bibliographic research as a procedure. Regarding bibliographic research, we consulted works such as Pimenta and Lima (2006), Pimenta (1999), Freire (1996), Tardif (2001, 2014), Antunes (2003), Geraldi (1984), Oliveira (2010), among others, in addition to guiding documents for the teaching of Portuguese, such as the PCN (1998) and the BNCC (2018), to discuss teacher training. Regarding documentary research, we consulted 40 reports and 17 experience reports produced by residents of the Letters - Portuguese Language core of UFPB campus IV, in the 2022 edition of the PRP. Of these, we selected 17 reports and 2 experience reports as the research corpus.. Based on the data analysis, we were able to confirm the importance of observation practices in the Pedagogical Residency, and reflect on some issues related to public education, such as the still persistent insufficiency of writing activities of diverse genres in high school. Likewise, the importance of a respectful relationship between teacher and student was highlighted as an essential component for the teaching-learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by José Elias Freitas (jose.freitas@ccae.ufpb.br) on 2025-05-28T12:42:33Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) MarcieleFranciscodeAraújo_TCC.pdf: 454193 bytes, checksum: 59300879210ff3f56fd7a80571f8e7c4 (MD5) MarcieleFranciscodeAraújo_TERMO.pdf: 289905 bytes, checksum: 152751bbc2b41a18fed64e17e7653df9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-09-12T11:13:17Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) MarcieleFranciscodeAraújo_TCC.pdf: 454193 bytes, checksum: 59300879210ff3f56fd7a80571f8e7c4 (MD5) MarcieleFranciscodeAraújo_TERMO.pdf: 289905 bytes, checksum: 152751bbc2b41a18fed64e17e7653df9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-12T11:13:17Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) MarcieleFranciscodeAraújo_TCC.pdf: 454193 bytes, checksum: 59300879210ff3f56fd7a80571f8e7c4 (MD5) MarcieleFranciscodeAraújo_TERMO.pdf: 289905 bytes, checksum: 152751bbc2b41a18fed64e17e7653df9 (MD5) Previous issue date: 2025-04-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectTeoria e Práticapt_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectObservação de aulaspt_BR
dc.titleO exercício da observação no programa residência pedagógica: contribuições à formação docentept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Fernanda Barboza de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6400325309649537pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4024040933084683pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância da prática de observação de aulas como instrumento formativo no Programa Residência Pedagógica (PRP), avaliando como os residentes refletem sobre as questões que perpassam o acontecimento aula. Essa pesquisa se justifica pela importância da observação como método que fornece feedbacks para o professor em formação, ajudando-o a identificar as habilidades docentes envolvidas no processo. Metodologicamente, trata-se de pesquisa documental, que utilizou como procedimento a pesquisa bibliográfica. Com relação à pesquisa bibliográfica, consultamos obras como, Pimenta e Lima (2006), Pimenta (1999), Freire (1996), Tardif (2001, 2014), Antunes (2003), Geraldi (1984), Oliveira (2010), entre outros, além de documentos orientadores do ensino de Língua Portuguesa, como os PCN (1998) e a BNCC (2018), para discutirmos sobre formação do professor. Com relação à pesquisa documental, consultamos 40 relatórios e 17 relatos de experiência produzidos pelos residentes do núcleo de Letras - Língua portuguesa do campus IV da UFPB, na edição de 2022 do PRP. Desses, selecionamos 17 relatórios e 2 relatos de experiência como corpus da pesquisa. A partir da análise dos dados, pudemos constatar a importância das práticas de observação no Residência Pedagógica, e refletirmos sobre algumas questões relacionadas ao ensino público, como por exemplo, a ainda persistente insuficiência de atividades de escrita de gêneros diversificados no ensino médio. Da mesma forma, foi destacada a importância de um relacionamento respeitoso entre professor e aluno como componente essencial para o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcieleFranciscodeAraújo_TCC.pdfTCC443,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MarcieleFranciscodeAraújo_TERMO.pdfTERMO283,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons