Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35732
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ranielle Barbosa da-
dc.date.accessioned2025-09-12T11:16:09Z-
dc.date.available2025-09-12T11:16:09Z-
dc.date.issued2025-04-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35732-
dc.description.abstractThis study aims to identify the protagonism of Potiguara women through their stories of struggle, analyze the pedagogical practices carried out by female teachers, and present their contributions to Indigenous Education with differentiated teaching. Methodologically, this research adopts a qualitative approach based on action research and employed bibliographic and field research as its procedures. For the bibliographic research, we relied on Bakke (2002), Braga (2021), Gomes (2021), Santos (2021), and Pereira (2020). Regarding the field research, we attended several meetings of the Potiguara Narratives and Anama: Strengthening Indigenous Youth projects, as well as made some visits to Pedro Poti School. As for the research corpus, we analyzed testimonies of Potiguara women about Indigenous education and differentiated teaching, along with transcriptions of audio recordings containing the answers to the applied questionnaire. In conclusion, we found that the protagonism of these women contributed significantly to the appreciation of Indigenous education with differentiated teaching. However, many actions still need to be carried out beyond the school environment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by José Elias Freitas (jose.freitas@ccae.ufpb.br) on 2025-05-28T12:59:36Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) RanielleBarbozadaSilva_TCC.pdf: 1669487 bytes, checksum: 8edc63080e98f59becd4663bd8973608 (MD5) RanielleBarbozadaSilva_TERMO.pdf: 129856 bytes, checksum: e4810dc9358f1a09fa823f230aefde36 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-09-12T11:16:09Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) RanielleBarbozadaSilva_TCC.pdf: 1669487 bytes, checksum: 8edc63080e98f59becd4663bd8973608 (MD5) RanielleBarbozadaSilva_TERMO.pdf: 129856 bytes, checksum: e4810dc9358f1a09fa823f230aefde36 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-12T11:16:09Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) RanielleBarbozadaSilva_TCC.pdf: 1669487 bytes, checksum: 8edc63080e98f59becd4663bd8973608 (MD5) RanielleBarbozadaSilva_TERMO.pdf: 129856 bytes, checksum: e4810dc9358f1a09fa823f230aefde36 (MD5) Previous issue date: 2025-04-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducação Indígenapt_BR
dc.subjectEnsino Diferenciado e Específicopt_BR
dc.subjectMulher Potiguarapt_BR
dc.titleProtagonismo da mulher potiguara: desafios e possibilidades da educação escolar indígena com ensino diferenciadopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Michele Guerreiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8184765765618521pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7297607246167929pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo identificar o protagonismo das mulheres Potiguara por meio de suas histórias de lutas, analisar as práticas pedagógicas desencadeadas pelas professoras e apresentar as contribuições que elas deram para a Educação Indígena com o Ensino diferenciado. Metodologicamente, esta pesquisa tem abordagem qualitativa baseada na pesquisa-ação e utilizou como procedimentos a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Sobre a pesquisa bibliográfica, baseamo-nos em Bakke (2002), Braga (2021), Gomes (2021), Santos (2021), Pereira (2020). No que diz respeito à pesquisa de campo, frequentamos alguns encontros dos Projetos Narrativas Potiguara e Anama: fortalecendo juventudes indígenas e algumas visitas à escola Pedro Poti. Com relação ao corpus da pesquisa, foram analisados depoimentos de mulheres da etnia Potiguara sobre a educação indígena e ensino diferenciado, transcrições de áudios com as respostas do questionário aplicado. Ao fim desse trabalho, concluímos que o protagonismo dessas mulheres contribuiu significativamente para a valorização da educação indígena com ensino diferenciado. Contudo, diversas ações precisam ser realizadas para além do ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RanielleBarbozadaSilva_TCC.pdfTCC1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RanielleBarbozadaSilva_TERMO.pdfTERMO126,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons