Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35732
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Ranielle Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-12T11:16:09Z | - |
dc.date.available | 2025-09-12T11:16:09Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35732 | - |
dc.description.abstract | This study aims to identify the protagonism of Potiguara women through their stories of struggle, analyze the pedagogical practices carried out by female teachers, and present their contributions to Indigenous Education with differentiated teaching. Methodologically, this research adopts a qualitative approach based on action research and employed bibliographic and field research as its procedures. For the bibliographic research, we relied on Bakke (2002), Braga (2021), Gomes (2021), Santos (2021), and Pereira (2020). Regarding the field research, we attended several meetings of the Potiguara Narratives and Anama: Strengthening Indigenous Youth projects, as well as made some visits to Pedro Poti School. As for the research corpus, we analyzed testimonies of Potiguara women about Indigenous education and differentiated teaching, along with transcriptions of audio recordings containing the answers to the applied questionnaire. In conclusion, we found that the protagonism of these women contributed significantly to the appreciation of Indigenous education with differentiated teaching. However, many actions still need to be carried out beyond the school environment. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by José Elias Freitas (jose.freitas@ccae.ufpb.br) on 2025-05-28T12:59:36Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) RanielleBarbozadaSilva_TCC.pdf: 1669487 bytes, checksum: 8edc63080e98f59becd4663bd8973608 (MD5) RanielleBarbozadaSilva_TERMO.pdf: 129856 bytes, checksum: e4810dc9358f1a09fa823f230aefde36 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-09-12T11:16:09Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) RanielleBarbozadaSilva_TCC.pdf: 1669487 bytes, checksum: 8edc63080e98f59becd4663bd8973608 (MD5) RanielleBarbozadaSilva_TERMO.pdf: 129856 bytes, checksum: e4810dc9358f1a09fa823f230aefde36 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-12T11:16:09Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) RanielleBarbozadaSilva_TCC.pdf: 1669487 bytes, checksum: 8edc63080e98f59becd4663bd8973608 (MD5) RanielleBarbozadaSilva_TERMO.pdf: 129856 bytes, checksum: e4810dc9358f1a09fa823f230aefde36 (MD5) Previous issue date: 2025-04-22 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Indígena | pt_BR |
dc.subject | Ensino Diferenciado e Específico | pt_BR |
dc.subject | Mulher Potiguara | pt_BR |
dc.title | Protagonismo da mulher potiguara: desafios e possibilidades da educação escolar indígena com ensino diferenciado | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Michele Guerreiro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8184765765618521 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7297607246167929 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo identificar o protagonismo das mulheres Potiguara por meio de suas histórias de lutas, analisar as práticas pedagógicas desencadeadas pelas professoras e apresentar as contribuições que elas deram para a Educação Indígena com o Ensino diferenciado. Metodologicamente, esta pesquisa tem abordagem qualitativa baseada na pesquisa-ação e utilizou como procedimentos a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Sobre a pesquisa bibliográfica, baseamo-nos em Bakke (2002), Braga (2021), Gomes (2021), Santos (2021), Pereira (2020). No que diz respeito à pesquisa de campo, frequentamos alguns encontros dos Projetos Narrativas Potiguara e Anama: fortalecendo juventudes indígenas e algumas visitas à escola Pedro Poti. Com relação ao corpus da pesquisa, foram analisados depoimentos de mulheres da etnia Potiguara sobre a educação indígena e ensino diferenciado, transcrições de áudios com as respostas do questionário aplicado. Ao fim desse trabalho, concluímos que o protagonismo dessas mulheres contribuiu significativamente para a valorização da educação indígena com ensino diferenciado. Contudo, diversas ações precisam ser realizadas para além do ambiente escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RanielleBarbozadaSilva_TCC.pdf | TCC | 1,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
RanielleBarbozadaSilva_TERMO.pdf | TERMO | 126,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons