Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35734
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Tavares, Silvânia da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-12T11:19:24Z | - |
dc.date.available | 2025-09-12T11:19:24Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35734 | - |
dc.description.abstract | This course completion work aims to investigate which scholl pratics are offered to deaf students in the initial years of Elementary School with a focus on the Municipality of Mamanguape-PB, taking into account the challenges that teachers face in the scope of inclusive education. For this purpose, it was decided to use qualitative field research. The data collection instruments used were a structured questionnaire, carried out with the manager, teacher and interpreter. To this end, some guiding questions were used, as well as a descriptive report of the experience of the schools in question. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by José Elias Freitas (jose.freitas@ccae.ufpb.br) on 2025-05-29T13:34:56Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) SilvâniadaSilvaTavares_TCC.pdf: 1250421 bytes, checksum: 3d7cc5b14e9c11495fea9ae3a3be94bc (MD5) SilvâniadaSilvaTavares_TERMO.pdf: 457824 bytes, checksum: e7277fb5b6e3dd567256247fceb88203 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-09-12T11:19:24Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) SilvâniadaSilvaTavares_TCC.pdf: 1250421 bytes, checksum: 3d7cc5b14e9c11495fea9ae3a3be94bc (MD5) SilvâniadaSilvaTavares_TERMO.pdf: 457824 bytes, checksum: e7277fb5b6e3dd567256247fceb88203 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-12T11:19:24Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) SilvâniadaSilvaTavares_TCC.pdf: 1250421 bytes, checksum: 3d7cc5b14e9c11495fea9ae3a3be94bc (MD5) SilvâniadaSilvaTavares_TERMO.pdf: 457824 bytes, checksum: e7277fb5b6e3dd567256247fceb88203 (MD5) Previous issue date: 2025-04-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Alunos surdos | pt_BR |
dc.subject | Atividades Propostas e Prática Docente | pt_BR |
dc.title | O processo de inclusão escolar de alunos surdos do ensino fundamental no município de Mamanguape - PB. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Sônia Maria Cândido da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9071576914534944 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | Lattes não recuperado em 29/05/2025 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo investigar quais as práticas escolares de ensino são ofertadas aos alunos surdos dos anos iniciais do Ensino Fundamental com foco no Município de Mamanguape- PB, tendo em vista os desafios com os quais os professores se deparam no âmbito da educação inclusiva. Para este fim, optou-se por utilizar uma pesquisa de campo de base qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados: um questionário estruturado, realizado com o gestor, professor e intérprete. Para tal, recorreu-se de algumas perguntas norteadoras, um descritivo relato de experiência das escolas em foco da pesquisa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SilvâniadaSilvaTavares_TCC.pdf | TCC | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
SilvâniadaSilvaTavares_TERMO.pdf | TERMO | 447,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons