Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35734
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTavares, Silvânia da Silva-
dc.date.accessioned2025-09-12T11:19:24Z-
dc.date.available2025-09-12T11:19:24Z-
dc.date.issued2025-04-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35734-
dc.description.abstractThis course completion work aims to investigate which scholl pratics are offered to deaf students in the initial years of Elementary School with a focus on the Municipality of Mamanguape-PB, taking into account the challenges that teachers face in the scope of inclusive education. For this purpose, it was decided to use qualitative field research. The data collection instruments used were a structured questionnaire, carried out with the manager, teacher and interpreter. To this end, some guiding questions were used, as well as a descriptive report of the experience of the schools in question.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by José Elias Freitas (jose.freitas@ccae.ufpb.br) on 2025-05-29T13:34:56Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) SilvâniadaSilvaTavares_TCC.pdf: 1250421 bytes, checksum: 3d7cc5b14e9c11495fea9ae3a3be94bc (MD5) SilvâniadaSilvaTavares_TERMO.pdf: 457824 bytes, checksum: e7277fb5b6e3dd567256247fceb88203 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreia Azevedo (andreia.azevedo@ccae.ufpb.br) on 2025-09-12T11:19:24Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) SilvâniadaSilvaTavares_TCC.pdf: 1250421 bytes, checksum: 3d7cc5b14e9c11495fea9ae3a3be94bc (MD5) SilvâniadaSilvaTavares_TERMO.pdf: 457824 bytes, checksum: e7277fb5b6e3dd567256247fceb88203 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-12T11:19:24Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 914 bytes, checksum: 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef (MD5) SilvâniadaSilvaTavares_TCC.pdf: 1250421 bytes, checksum: 3d7cc5b14e9c11495fea9ae3a3be94bc (MD5) SilvâniadaSilvaTavares_TERMO.pdf: 457824 bytes, checksum: e7277fb5b6e3dd567256247fceb88203 (MD5) Previous issue date: 2025-04-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.subjectAtividades Propostas e Prática Docentept_BR
dc.titleO processo de inclusão escolar de alunos surdos do ensino fundamental no município de Mamanguape - PB.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Sônia Maria Cândido da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9071576914534944pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 29/05/2025pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem o objetivo investigar quais as práticas escolares de ensino são ofertadas aos alunos surdos dos anos iniciais do Ensino Fundamental com foco no Município de Mamanguape- PB, tendo em vista os desafios com os quais os professores se deparam no âmbito da educação inclusiva. Para este fim, optou-se por utilizar uma pesquisa de campo de base qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados: um questionário estruturado, realizado com o gestor, professor e intérprete. Para tal, recorreu-se de algumas perguntas norteadoras, um descritivo relato de experiência das escolas em foco da pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SilvâniadaSilvaTavares_TCC.pdfTCC1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
SilvâniadaSilvaTavares_TERMO.pdfTERMO447,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons