Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35779
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Maria de Fátima Martiniano de-
dc.date.accessioned2025-09-17T13:11:30Z-
dc.date.available2025-09-17-
dc.date.available2025-09-17T13:11:30Z-
dc.date.issued2025-07-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35779-
dc.description.abstractThis bibliographic study aims to analyze the use of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in Biology teaching, particularly within Brazilian public schools. The research identifies the main advantages offered by DICTs, such as expanded didactic possibilities, visualization of complex concepts, and promotion of active learning. Simultaneously, the study highlights challenges to effective implementation, including insufficient infrastructure, limited teacher training, and resistance to methodological change. Data analysis was based on studies published between 2021 and 2025, obtained from academic databases such as Scientific Electronic Library Online (SciELO) and the CAPES Journals Portal. The findings reveal that for meaningful integration of DICTs into Biology teaching, it is essential to invest in continuing teacher education, curricular reform, and public policies that foster technological equity. It is concluded that the consolidation of innovative and technology-mediated pedagogical practices depends on the articulation of technical resources, teacher competence, and context-oriented curricular proposals.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-09-17T13:11:30Z No. of bitstreams: 1 MFMS17092025.pdf: 543702 bytes, checksum: dd36584db37a83e9658847eac47f6249 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-17T13:11:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MFMS17092025.pdf: 543702 bytes, checksum: dd36584db37a83e9658847eac47f6249 (MD5) Previous issue date: 2025-07-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleUsos e desafios das tecnologias no ensino de biologiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Daniele dos Santos Ferreira-
dc.description.resumoEste estudo de natureza bibliográfica tem como objetivo analisar o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Biologia, especialmente no contexto das escolas públicas brasileiras. A pesquisa identifica os principais benefícios proporcionados pelas TDICs, como a ampliação das possibilidades didáticas, a visualização de conceitos complexos e o estímulo à aprendizagem ativa. Paralelamente, o estudo aponta os desafios enfrentados para a efetiva implementação dessas tecnologias, destacando a carência de infraestrutura, a formação docente insuficiente e a resistência a mudanças metodológicas. A análise dos dados foi fundamentada em estudos publicados entre 2021 e 2025, extraídos de bases acadêmicas como Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados indicam que, para uma integração significativa das TDICs ao ensino de Biologia, é imprescindível o investimento em formação continuada, revisão curricular e políticas públicas que promovam a equidade tecnológica. Conclui-se que a consolidação de práticas pedagógicas inovadoras e mediadas por tecnologias depende da articulação entre recursos técnicos, competência docente e propostas curriculares contextualizadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFMS17092025.pdf530,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.