Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35781
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Diniz, Izenir Guedes de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-17T13:20:24Z | - |
dc.date.available | 2025-09-17 | - |
dc.date.available | 2025-09-17T13:20:24Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35781 | - |
dc.description.abstract | This study aims to analyze the main challenges and difficulties faced by Biological Sciences undergraduate students during their Mandatory Supervised Internship in Elementary and High School education. This qualitative research was based on bibliographic analysis, revealing how the lack of didactic resources and adequate infrastructure—such as laboratories and teaching materials—negatively affects the execution of essential experimental activities. Furthermore, it was identified that one of the main challenges for interns is to stimulate students’ interest in science classes, considering the lack of engagement and unfavorable conditions within the school environment. Teaching practice is complex and requires interns to adopt creative strategies to overcome limitations and manage emotional and disciplinary issues. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-09-17T13:20:24Z No. of bitstreams: 1 IGSD17092025.pdf: 479701 bytes, checksum: 028ecd202f0671ef919d44979ebaf627 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-17T13:20:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IGSD17092025.pdf: 479701 bytes, checksum: 028ecd202f0671ef919d44979ebaf627 (MD5) Previous issue date: 2025-07-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Estágio docente | pt_BR |
dc.subject | Ciências biológicas | pt_BR |
dc.subject | Desafios e dificudades no Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.title | Estágio docente em ciências biológicas : desafios e dificuldades encontrados | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dias, Daniele dos Santos Ferreira | - |
dc.description.resumo | Este estudo visa analisar os principais desafios e dificuldades enfrentados pelos licenciandos do curso de Ciências Biológicas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório no Ensino Fundamental e Médio. A pesquisa, de cunho qualitativo, baseouse em análises bibliográficas, revelando como a falta de recursos didáticos e infraestrutura adequada, como laboratórios e materiais pedagógicos, impactam negativamente a realização de atividades experimentais essenciais. Além disso, identificou-se que um dos principais desafios dos estagiários é estimular o interesse dos alunos em aulas de ciências, considerando a falta de engajamento e as condições desfavoráveis do ambiente escolar. A prática docente é complexa, exigindo que os estagiários adotem estratégias criativas para superar limitações e gerenciar questões emocionais e de disciplina. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IGSD17092025.pdf | 468,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.