Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35781
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDiniz, Izenir Guedes de Sousa-
dc.date.accessioned2025-09-17T13:20:24Z-
dc.date.available2025-09-17-
dc.date.available2025-09-17T13:20:24Z-
dc.date.issued2025-07-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35781-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the main challenges and difficulties faced by Biological Sciences undergraduate students during their Mandatory Supervised Internship in Elementary and High School education. This qualitative research was based on bibliographic analysis, revealing how the lack of didactic resources and adequate infrastructure—such as laboratories and teaching materials—negatively affects the execution of essential experimental activities. Furthermore, it was identified that one of the main challenges for interns is to stimulate students’ interest in science classes, considering the lack of engagement and unfavorable conditions within the school environment. Teaching practice is complex and requires interns to adopt creative strategies to overcome limitations and manage emotional and disciplinary issues.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-09-17T13:20:24Z No. of bitstreams: 1 IGSD17092025.pdf: 479701 bytes, checksum: 028ecd202f0671ef919d44979ebaf627 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-17T13:20:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IGSD17092025.pdf: 479701 bytes, checksum: 028ecd202f0671ef919d44979ebaf627 (MD5) Previous issue date: 2025-07-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEstágio docentept_BR
dc.subjectCiências biológicaspt_BR
dc.subjectDesafios e dificudades no Estágio Supervisionadopt_BR
dc.titleEstágio docente em ciências biológicas : desafios e dificuldades encontradospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Daniele dos Santos Ferreira-
dc.description.resumoEste estudo visa analisar os principais desafios e dificuldades enfrentados pelos licenciandos do curso de Ciências Biológicas durante o Estágio Supervisionado Obrigatório no Ensino Fundamental e Médio. A pesquisa, de cunho qualitativo, baseouse em análises bibliográficas, revelando como a falta de recursos didáticos e infraestrutura adequada, como laboratórios e materiais pedagógicos, impactam negativamente a realização de atividades experimentais essenciais. Além disso, identificou-se que um dos principais desafios dos estagiários é estimular o interesse dos alunos em aulas de ciências, considerando a falta de engajamento e as condições desfavoráveis do ambiente escolar. A prática docente é complexa, exigindo que os estagiários adotem estratégias criativas para superar limitações e gerenciar questões emocionais e de disciplina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IGSD17092025.pdf468,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.