Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35798
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Maria das Graças da Conceição-
dc.date.accessioned2025-09-17T16:07:26Z-
dc.date.available2025-09-17-
dc.date.available2025-09-17T16:07:26Z-
dc.date.issued2025-07-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35798-
dc.description.abstractThe inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Science education is essential to ensure an education that promotes the emancipation and role of these individuals in society. The educational approach for this population must ensure respect for each student's needs and potential. Although Brazil has made progress in recent decades in ensuring the inclusion and retention of these students in regular education in basic education schools through the approval of legal provisions and the promotion of public policies, there are many challenges to be overcome in this scenario. Therefore, this study aimed to identify whether science and biology teachers working in the city of Ibiara, Paraíba, have knowledge about Autism Spectrum Disorder and the relevant training to provide services to students with ASD in basic education. To this end, a qualitative, exploratory, and descriptive study was conducted. The data collection was conducted through document analysis and interviews with a group of elementary school teachers who have students with ASD in their classrooms. The results revealed a lack of municipal documents establishing guidelines for the inclusion of this population in schools, as well as a lack of public policies capable of guaranteeing the rights of students with ASD. Analyzing the questionnaires completed by teachers, we observed a gap in their training. Despite this, the teachers demonstrated a commitment to promoting inclusive education. Therefore, we conclude that research of this nature is important, as it allows us to identify challenges in the science education of students with ASD that can be overcome, thus strengthening inclusive education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-09-17T16:07:26Z No. of bitstreams: 1 MGCP17092025.pdf: 717368 bytes, checksum: 81d2bd31b4cfd95d1e5ea3efd789d4e7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-17T16:07:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MGCP17092025.pdf: 717368 bytes, checksum: 81d2bd31b4cfd95d1e5ea3efd789d4e7 (MD5) Previous issue date: 2025-07-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProfessor de ciências e biologiapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista - TEApt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleA inclusão de alunos com transtorno do espectro autista no ensino de ciências e biologia ...pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Matias, Aluska da Silva-
dc.description.resumoA inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino de Ciências é fundamental para garantir uma educação que promova a emancipação e atuação desses indivíduos frente a sociedade. A abordagem educativa para este público deve garantir o respeito, as necessidades e potencialidades de cada aluno. Embora o Brasil tenha avançado nas últimas décadas garantindo a inclusão e permanências desses estudantes na educação regular em escolas de educação básica, através da aprovação de dispositivos legais e promoção de políticas públicas, muitos são os desafios a serem transpostos nesse cenário. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo identificar se professores de ciências e biologia atuantes na cidade de Ibiara-PB, têm conhecimentos sobre o Transtorno do Espectro Autista e capacitação pertinente para desenvolver atendimento aos educandos com TEA na educação básica. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo. O levantamento de dados foi feito através da análise documental e aplicação de entrevistas com um grupo de professores da educação básica de Ibiara-PB, que têm em suas salas de aula estudantes com TEA. Os resultados mostraram ausência de documentos municipais que estabeleçam diretrizes que conduzam a inclusão desse público nas escolas, bem como faltam políticas públicas capazes de garantir os direitos dos estudantes com TEA. Ao analisar os questionários respondidos por professores foi possível observar uma lacuna na formação desses profissionais. Apesar disso, os professores se demonstraram comprometidos em promover uma educação inclusiva. Dessa forma, evidencia-se, portanto, a importância de pesquisas dessa natureza, pois permitem identificar desafios da educação científica de estudantes com TEA que podem ser transpostos, fortalecendo assim a educação inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGCP17092025.pdf700,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.