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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35813
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSena, Anne Karoline Cantalice-
dc.date.accessioned2025-09-17T20:49:49Z-
dc.date.available2025-03-12-
dc.date.available2025-09-17T20:49:49Z-
dc.date.issued2025-03-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35813-
dc.description.abstractThis research is part of a context of reforms, driven by the dismissal of President Dilma Vana Rousseff without proof of a crime of responsibility, substantially modifying the macroeconomic political agenda and reverberating in a society project distinct from the three previous governments. In this sense, it is assumed that educational reforms are structuring to contextualize this work, being understood as golden structural changes in educational policy, which concern a conception of education, but, above all, a societal project. Assuming Secondary Education Reform as the theme, the materialization of the policy – standardized in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) for this stage of Basic Education and through changes in the Law of Guidelines and Bases of National Education n. 9,394/1996 via Law no. 13,415/2017 – reflected in state implementation regulations, as is the case with the Proposta Curricular do Estado da Paraíba para o Ensino Médio (PCEP-EM). Through the understanding that the quality of education at PCEP-EM can be associated with total or social, our general objective is to analyze how secondary education reform in Paraíba fits into the context of quality of education. The methodological outlines are based on the description of the Paraíba case, presentation of the epistemological scheme and the definition of the stages and universe of the research. The study considers high school and, specifically, the curricular proposal being implemented, as a case study based on a qualitative approach, documentary analysis and the structuring elements of the “new” high school centered on total and social quality. The results reveal signs, evidence and trends that highlight the instrumentalization of education, precarious teaching working conditions, individual responsibility for school failure, emphasis on student protagonism and the development of social and emotional skills, strengthening of an educational model based on meritocracy, aligning with the logic of total quality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-09-17T20:49:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnneKarolineCantaliceSena_Dissert.pdf: 3019044 bytes, checksum: 4fb0c704a089a9b2b3ca74ce44d54a63 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica educacional - Paraíbapt_BR
dc.subjectEnsino médio - Reformapt_BR
dc.subjectQualidade da educação - Paraíbapt_BR
dc.subjectEducational policypt_BR
dc.subjectSecondary education reformpt_BR
dc.subjectQuality of educationpt_BR
dc.titleReforma do Ensino Médio e qualidade da educação na Paraíba : indícios, evidências e tendênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcus Quintanilha da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9425688704530184pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0699659504882520pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se insere em um contexto de reformas, impulsionado pela destituição da Presidenta Dilma Vana Rousseff sem a comprovação de crime de responsabilidade, modificando substancialmente a agenda política macroeconômica e reverberando em um projeto de sociedade distinto dos três governos anteriores. Neste sentido, assume-se que as reformas educacionais são estruturantes para contextualizar este trabalho, sendo entendidas como mudanças estruturais duradouras na política educacional, que dizem respeito à uma concepção de educação, mas, sobretudo, de projeto societário. Assumindo como tema a Reforma do Ensino Médio, a materialização da política – normatizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para esta etapa da Educação Básica e através das mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/1996 via Lei n. 13.415/2017 – refletiu em normativas estaduais de implantação, como é o caso da Proposta Curricular do Estado da Paraíba para o Ensino Médio (PCEP-EM). Mediante a compreensão de que a qualidade da educação da PCEP-EM pode estar associada à total ou à social, nosso objetivo geral consiste em analisar de que modo a reforma do ensino médio na Paraíba se insere no contexto da qualidade da educação. Os delineamentos metodológicos apoiam-se na descrição do caso paraibano, apresentação do esquema epistemológico e na definição das etapas e universo da pesquisa. O estudo considera o Ensino Médio e, especificamente, a proposta curricular em implementação, como um estudo de caso fundamentado em uma abordagem qualitativa, na análise documental e nos elementos estruturantes do “novo” ensino médio centrados na qualidade total e social. Os resultados revelam indícios, evidências e tendências que evidenciam a instrumentalização da educação, precarização das condições de trabalho docente, responsabilização individual pelo fracasso escolar, ênfase no protagonismo estudantil e no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, fortalecimento de um modelo educacional baseado na meritocracia, alinhando-se à lógica da qualidade total.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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