Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35830
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFélix, Renata Soares-
dc.date.accessioned2025-09-18T15:43:34Z-
dc.date.available2025-09-18-
dc.date.available2025-09-18T15:43:34Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35830-
dc.description.abstractThe study analyzes the importance of Environmental Education as a transversal theme in promoting citizenship among students, focusing on the João Silveira Guimarães School in São Bento-PB, Brazil. The research combined a literature review with questionnaires to assess perceptions and practices related to this topic. The results show that, although students recognize the importance of Environmental Education, the content is often approached in a theoretical and superficial way, with limited practical applications. Most students see Environmental Education as an awareness-raising tool, but their responses indicate a narrow understanding influenced mainly by external sources, such as the internet. The analysis highlights that the lack of specific training for teachers and insufficient resources make an interdisciplinary approach difficult and limit the implementation of practical activities. The absence of concrete projects, such as school gardens and recycling programs, was noted as a significant barrier to students' internalization of environmental problems. The study concludes that, to promote critical and engaged citizenship, there is a need for investment in teacher training and improving school infrastructure. The effective integration of Environmental Education as a transversal theme can help to cultivate students who are environmentally aware and capable of applying their knowledge in sustainable actions. This approach would allow students to serve as multipliers of environmental practices within their communities, reinforcing the broader educational goal of sustainability.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-09-18T15:43:34Z No. of bitstreams: 1 RSF18092025.pdf: 1044628 bytes, checksum: fa9072ac6c6bb81f574e2da8061dbbc5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-18T15:43:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RSF18092025.pdf: 1044628 bytes, checksum: fa9072ac6c6bb81f574e2da8061dbbc5 (MD5) Previous issue date: 2024-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectTransversalidade na educação ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectPrática educativapt_BR
dc.titleEducação ambiental e cidadania: a importância da educação ambiental enquanto tema transversal na Escola João Silveira Guimarãespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Zárate, Eliete Lima de Paula-
dc.description.resumoO trabalho explora a importância da Educação Ambiental como tema transversal na formação cidadã dos estudantes, com foco na Escola João Silveira Guimarães, em São Bento-PB. A pesquisa combinou revisão bibliográfica e aplicação de questionários para identificar percepções e práticas em relação ao tema. Os resultados indicam que, embora os alunos reconheçam a relevância da Educação Ambiental, o conteúdo é abordado de forma teórica e superficial, com poucas oportunidades de aplicação prática. Observe-se que a maioria dos estudantes entende a Educação Ambiental como um meio de conscientização, mas suas respostas revelam um entendimento limitado, influenciado principalmente por fontes externas, como internet e televisão, ao invés de um aprendizado profundo e contextualizado na escola. A análise revelou que a falta de formação específica dos professores e a carência de recursos adequados dificultam a abordagem interdisciplinar e a realização de atividades práticas, limitando o potencial transformador da Educação Ambiental. A ausência de projetos concretos, como hortas e programas de reciclagem, foi destacada como uma barreira para a internalização dos conceitos pelos alunos, afetando a conexão entre teoria e prática. O estudo conclui que, para promover uma cidadania crítica e engajada, é necessário investir em capacitação docente e melhorar a infraestrutura escolar. Assim, a integração efetiva da Educação Ambiental como tema transversal pode favorecer a formação de estudantes conscientes, capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos em ações seguras no seu cotidiano e de atuar como multiplicadores de práticas ambientais na comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSF18092025.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.