Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35847
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMello, Roberta do Nascimento-
dc.date.accessioned2025-09-18T19:36:35Z-
dc.date.available2024-07-05-
dc.date.available2025-09-18T19:36:35Z-
dc.date.issued2022-08-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35847-
dc.description.abstractThis paper aims to investigate the forms of sociability that children and adolescents in institutional shelter build within this context in times of the Covid-19 pandemic in a shelter institution in the state of Paraíba. The ethnographic research that resulted in this dissertation, was carried out in a Casa de Acolhimento in the Metropolitan Region of João Pessoa, in Paraíba, had as main interlocutors 15 children and adolescents and was carried out throughout the year 2021. The data produced in the field showed that the institution's children and adolescents create forms of sociability in their daily lives – manifested through affectivities and conflicts – and forms of assemblages and tactics of resistance – such as the manipulation of the hierarchical order as transgressions. The field also culminated in the category of “double isolation”, which was conceived from the assumption that social isolation was not new for children and adolescents living in an institutional shelter, since despite what is foreseen in law for the promotion of the right to family and community coexistence, the truth is that children and adolescents, despite being inserted in the city, are isolated from it. Finally, another data revealed in the field was that although the host institution is a place of “absence of the family”, it is present in that space, through the memory, reports and speeches of children and adolescents.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Jose Rodrigues Paiva (mariaj.paiva@biblioteca.ufpb.br) on 2025-09-18T19:36:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RobertaDoNascimentoMello_Dissert.pdf: 1095074 bytes, checksum: a67e9c90295ce2152eed2251901c9c02 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-18T19:36:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RobertaDoNascimentoMello_Dissert.pdf: 1095074 bytes, checksum: a67e9c90295ce2152eed2251901c9c02 (MD5) Previous issue date: 2022-08-25en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectSociabilidadespt_BR
dc.subjectAcolhimento institucionalpt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectAdolescentpt_BR
dc.subjectSociabilitypt_BR
dc.subjectInstitutional receptionpt_BR
dc.titleSociabilizando na casa: Uma análise antropológica das sociabilidades de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional em tempos de pandemia de Covid-19pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Longhi, Marcia Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6213186075424256pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gutiérrez, Mónica Lourdes Franch-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3848871240061464pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4912302341589928pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo investigar as formas de sociabilidades que as crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional constroem dentro deste contexto em tempos de pandemia de Covid-19 em uma instituição de acolhimento no estado da Paraíba. A pesquisa etnográfica que resultou nesta dissertação, foi realizada em uma Casa de Acolhimento na Região Metropolitana de João Pessoa, na Paraíba, teve enquanto interlocutores principais 15 crianças e adolescentes e foi realizada durante todo o ano de 2021. Os dados produzidos em campo mostraram que as crianças e adolescentes da instituição criam em seu cotidiano formas de sociabilidades – manifestadas através das afetividades e conflitos – e formas de agenciamentos e táticas de resistência – como a manipulação da ordem hierárquica como as transgressões. O campo culminou também na categoria de “isolamento em dobro”, que foi pensada a partir do pressuposto de que o isolamento social não foi uma novidade para as crianças e adolescentes que vivem em uma instituição de acolhimento institucional, visto que apesar do que é previsto em lei pela promoção do direito à convivência familiar e comunitária, a verdade é que as crianças e adolescentes apesar de estarem inseridas na cidade, estão isoladas dela. Para terminar, outro dado revelado em campo foi que apesar de que a instituição de acolhimento é um lugar de “ausência da família”, ela se faz presente naquele espaço, através da memória, relatos e falas das crianças e adolescentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAntropologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RobertaDoNascimentoMello_Dissert.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons