Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35884
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Tennilly Azevedo Soares-
dc.date.accessioned2025-09-19T13:40:01Z-
dc.date.available2025-09-19T13:40:01Z-
dc.date.issued2025-04-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35884-
dc.description.abstractThis paper aims to discuss the consumption choices of young people aged between 18 and 25 in 2025, identifying how marketing techniques influence this public's eating habits, together with the variables of income and gender. Furthermore, the work also demonstrates the behaviour of generation Z in terms of a more active consumer in relation to the image of the organisation and the socio-environmental responsibility of companies, thus demanding a good positioning of the organisation to guarantee its continuity. The general objective of the research is to analyse the relationship between food consumption choices among respondents and the relationship with exposure to advertising campaigns, analysing the effects they have on the behaviour of young people. In order to analyse this problem, a qualitative and exploratory study was carried out using questionnaires with 106 respondents, all of whom lived in João Pessoa. The questionnaires, available on Google Forms, were administered at universities in João Pessoa, as well as on social networks, and the data was analysed in graphs and tables on Google Sheets. Among the results obtained, it can be seen that generation Z considers concern for environmental causes to be an important factor and that women opt for delivery more than men. In addition, income is inversely related to consumption, especially when it comes to going to restaurants, since the public with lower purchasing power goes more often than the public with better conditions. The conclusion is that marketing strategies have an influence on this public, and it is essential for companies to understand consumer needs in order to make their products attractive.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Erika (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-08-27T15:15:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TASC27082025.pdf: 1170342 bytes, checksum: 051e4acffc9a3b060a5376837a8ea296 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2025-09-19T13:40:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TASC27082025.pdf: 1170342 bytes, checksum: 051e4acffc9a3b060a5376837a8ea296 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-19T13:40:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TASC27082025.pdf: 1170342 bytes, checksum: 051e4acffc9a3b060a5376837a8ea296 (MD5) Previous issue date: 2025-04-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectComportamento de consumopt_BR
dc.subjectPúblico jovempt_BR
dc.titleEstratégias de marketing e a influência no comportamento de consumo alimentar de jovenspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Abreu, Nelsio Rodrigues de-
dc.description.resumoO presente trabalho visa discutir sobre escolhas de consumo em jovens de 18 a 25 anos no ano de 2025, identificando de qual modo as técnicas de marketing exercem influências no âmbito alimentar a este público, aliadas as variáveis de renda e gênero. Outrossim, o trabalho também evidencia acerca do comportamento da geração Z no que refere-se a um consumidor mais ativo em relação a imagem da organização e à responsabilidade socioambiental das empresas, demandando, deste modo, um bom posicionamento da organização para garantia da continuidade da mesma. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar a relação entre escolhas de consumo alimentar entre os respondentes e a relação com a exposição a campanhas publicitárias, analisando os efeitos que as mesmas causam no comportamento de jovens. Para que tal problemática fosse analisada, elaborou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizada por meio de questionários com 106 respondentes, sendo todos moradores de João Pessoa. A aplicação dos questionários, disponibilizados no Google Forms, aconteceu nas Universidades de João Pessoa, bem como nas redes sociais e os dados foram analisados em gráficos e tabelas no Google Sheets. Entre os resultados obtidos, observa-se que a geração Z considera a preocupação com causas ambientais um fator importante e que mulheres optam mais por delivery do que homens. Além disso, a renda assume uma relação com o consumo de maneira inversamente proporcional, sobretudo em relação a idas a restaurantes, uma vez que o público com menor poder aquisitivo tem maior frequência que o público com melhores condições. Conclui-se que estratégias de marketing exercem influência neste público, sendo essencial para as empresas entender as necessidades dos consumidores para tornarem seus produtos atrativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TASC27082025.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons