Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35908
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNilo, Yuri Bonaldo Ramos-
dc.date.accessioned2025-09-19T18:31:20Z-
dc.date.available2025-09-19-
dc.date.available2025-09-19T18:31:20Z-
dc.date.issued2025-07-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35908-
dc.description.abstractIn line with the basic principles of Environmental Education, there is an urgent need for transformations that restore respect for life, promoting environmental justice, equity, diversity, and sustainability. The importance of Environmental Education as a tool to raise awareness about the waste of water and energy, as well as environmental impacts such as air pollution, land occupation, deforestation, discharge of effluents, and waste generation, is emphasized. The expansion of electricity consumption is one of the main factors contributing to the global energy crisis. In light of this scenario, this work aimed to gather data on electricity consumption in a State School in Paraíba and present suggestions for attitudes aimed at conserving and consciously using this resource. The methodology included practical actions carried out between 2024 and 2025, with the participation of students from the 1st grade 'B' of the Comprehensive Technical Citizen School Alcides Bezerra. The activities involved daily monitoring of consumption through the school meter, mapping of electronic devices by sector, educational campaigns, among others. The data revealed an average daily consumption between 17 and 20 kWh on school days, with a significant drop on weekends. According to the collected data, the sectors with the highest consumption were the cafeteria, the secretary's office, the computer lab, and the administration. Student participation favored reflections on conscious consumption, promoting critical thinking and agency. This work demonstrated the transformative potential of education when combined with interdisciplinary and contextual projects, fostering effective student engagement and the construction of an environmental consciousness based on everyday practice. In addition to proposing concrete interventions for reducing electricity costs, the initiative helped strengthen the connection between theory and practice, as well as between curricular content and students' experiences making learning more meaningful and oriented towards citizen and sustainable development. Finally, the importance of the continuous insertion of projects of this nature in the school environment is reinforced as a way to foster a culture of environmental responsibility and rational use of natural resources.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2025-09-19T18:31:20Z No. of bitstreams: 1 YBRN19092025.pdf: 713470 bytes, checksum: 665a1099b9f5f25458c5317754879592 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-19T18:31:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 YBRN19092025.pdf: 713470 bytes, checksum: 665a1099b9f5f25458c5317754879592 (MD5) Previous issue date: 2025-07-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectConsumo sustentável de energiapt_BR
dc.subjectEnergia elétricapt_BR
dc.titleAcendendo "ideias" sobre o consumo sustentável de energia no ambiente escolar: um estudo de caso em uma escola estadual no município de Cabaceiras-PBpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Alan Loures-
dc.description.resumoEm consonância com os princípios básicos da Educação Ambiental, evidencia-se a urgente necessidade de transformações que resgatem o respeito pela vida, promovendo justiça ambiental, equidade, diversidade e sustentabilidade. Destaca-se a importância da Educação Ambiental como ferramenta para promover a conscientização quanto ao desperdício de água e energia, além dos impactos ambientais como poluição do ar, ocupação do solo, desmatamentos, lançamento de efluentes e geração de resíduos. A expansão do consumo de energia elétrica é um dos principais fatores que contribuem para a crise energética global. Diante desse cenário, este trabalho teve como objetivo levantar dados sobre o consumo de energia elétrica em uma Escola Estadual da Paraíba e apresentar sugestões de atitudes voltadas à economia e ao uso consciente desse recurso. A metodologia incluiu ações práticas realizadas entre 2024 e 2025, com a participação de alunos da 1ªsérie “B” da Escola Cidadã Integral Técnica Alcides Bezerra. As atividades envolveram o monitoramento diário do consumo por meio do medidor da escola, o mapeamento de eletroeletrônicos por setor, campanhas educativas, dentre outros. Os dados revelaram consumo médio diário entre 17 e 20 kWh nos dias letivos, com queda significativa nos fins de semana. Segundo os dados coletados, os setores com maior consumo foram a cantina, a secretaria, a sala de computação e a diretoria. A participação discente favoreceu reflexões sobre consumo consciente, promovendo senso crítico e protagonismo. Este trabalho evidenciou o potencial transformador da educação quando aliada a projetos interdisciplinares e contextualizados, promovendo o engajamento efetivo dos estudantes e a construção de uma consciência ambiental pautada na prática cotidiana. Além de, propor intervenções concretas para a redução de custos com energia elétrica, a iniciativa contribuiu para fortalecer a articulação entre teoria e prática, entre os conteúdos curriculares e as vivências dos discentes, tornando a aprendizagem mais significativa e voltada à formação cidadã e sustentável. Por fim, reforça-se a importância da inserção contínua de projetos dessa natureza no ambiente escolar como forma de fomentar uma cultura de responsabilidade ambiental e de uso racional dos recursos naturais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Geografia (EAD)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.