Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35918
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaia, Márcio Klever Jorge-
dc.date.accessioned2025-09-22T13:15:10Z-
dc.date.available2025-04-20-
dc.date.available2025-09-22T13:15:10Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35918-
dc.description.abstractAccessibility in university libraries is a fundamental pillar for the democratization of knowledge, the exercise of citizenship, and student retention in higher education. This study aims to analyze the architectural accessibility conditions of the Central Library of the Federal University of Paraíba (UFPB), based on the ABNT NBR 9050:2020 standard and the infrastructure dimension criteria of the National Higher Education Evaluation System (SINAES). The research adopts a qualitative, applied, and descriptive approach. Data collection techniques included documentary research, direct observation, and the application of an evaluation checklist based on regulatory guidelines. Institutional documents such as the Institutional Self-Assessment and the Institutional Development Plan (PDI) were analyzed, along with photographic records of the library's physical facilities. The theoretical framework is based on authors such as Dias Sobrinho, Ristoff, Sassaki, and Morosini, who defines quality in higher education as inseparable from the principle of equity. The findings reveal the presence of physical barriers and highlight the need for structural adaptations to ensure full and safe access for all users. Finally, recommendations are presented to support institutional actions focused on inclusion and infrastructure improvement, contributing to quality indicators evaluated by SINAES and reinforcing the university’s social responsibility.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2025-09-22T13:15:10Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarcioKleverJorgeMaia_Dissert.pdf: 18356903 bytes, checksum: b2d65c28d44f90d64264362665d651e6 (MD5) MarcioKleverJorgeMaia_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf: 2130 bytes, checksum: 589b5eadd198d7e66b071b189f7afcf2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-22T13:15:10Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarcioKleverJorgeMaia_Dissert.pdf: 18356903 bytes, checksum: b2d65c28d44f90d64264362665d651e6 (MD5) MarcioKleverJorgeMaia_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf: 2130 bytes, checksum: 589b5eadd198d7e66b071b189f7afcf2 (MD5) Previous issue date: 2025-02-27en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectAcessibilidade arquitetônicapt_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectEquidadept_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectUniversity librarypt_BR
dc.subjectArchitectural accessibilitypt_BR
dc.subjectInstitutional evaluationpt_BR
dc.subjectEquitypt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.titleGestão da acessibilidade em bibliotecas universitárias: desafios e perspectivas na Biblioteca Central da UFPBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Geysa Flávia Câmara de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2623323612918327pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4618303616784984pt_BR
dc.description.resumoA acessibilidade nas bibliotecas universitárias representa um pilar fundamental para a democratização do conhecimento, o exercício da cidadania e a permanência estudantil no ensino superior. Este estudo tem como objetivo analisar as condições de acessibilidade arquitetônica da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com base na norma ABNT NBR 9050:2020 e nos critérios da dimensão infraestrutura do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A pesquisa adota abordagem qualitativa, de natureza aplicada e caráter descritivo. Como técnicas de coleta de dados, foram utilizadas a pesquisa documental, a observação direta e a aplicação de checklist avaliativo, elaborado a partir de diretrizes normativas. Foram analisados documentos institucionais, como a Autoavaliação Institucional e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), além de registros fotográficos das instalações físicas da biblioteca. O referencial teórico foi construído a partir de autores como Dias Sobrinho, Ristoff, Sassaki e Morosini, que concebe a qualidade da educação superior como indissociável do princípio da equidade. Os resultados revelam a existência de barreiras físicas e sinalizam a necessidade de adequações estruturais para garantir o acesso pleno e seguro a todos os usuários. Ao final, são apresentadas recomendações que visam subsidiar ações institucionais voltadas à inclusão e à melhoria da infraestrutura, contribuindo para os indicadores de qualidade avaliados pelo SINAES e para a consolidação da responsabilidade social universitária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcioKleverJorgeMaia_Dissert.pdf17,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MarcioKleverJorgeMaia_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf2,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons