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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35921
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Duarte, Gesiel Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-22T13:27:26Z | - |
dc.date.available | 2024-05-13 | - |
dc.date.available | 2025-09-22T13:27:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35921 | - |
dc.description.abstract | Infrastructure networks are fundamental to maintaining the functioning of a country and ensuring its economic and social development, and one of the main networks is the road network. In urban areas, it is common to allocate other networks buried under roads, especially those for sewage collection and rainwater drainage, but this can generate some points of conflict between the components of these networks. In this work, the relationship between the manhole covers of underground networks and the surface of the nearby pavement stands out, with a focus on the difference in level between these elements, as well as its relationship with the level of comfort of urban road users. This analysis was carried out by conducting an experiment in 20 manholes distributed across 4 routes in the urban perimeter of João Pessoa, PB, Brazil. The experiment involved measuring the slope of the manholes at three points and measuring the vertical acceleration inside a car, using a smartphone. The collected acceleration data were corrected to not consider the acceleration due to gravity, were treated by a moving average filter and the RMS values of the weighted vertical acceleration were calculated, based on the procedure described in the ISO 2631-1-1997 standard and the range of adopted reference time of 0.2 seconds.. After that, the degrees of comfort relative to the determined RMS values were evaluated. Thus, it was possible to determine a relationship between the greatest module of the unevenness measured in the manholes, the RMS value and the road user's comfort level with an exponential equation of R² = 0.91 and the assembly of a table relating these factors. It is concluded that, although the applied method has many limitations and is subject to several sources of inaccuracy, it can be used to evaluate the level of comfort on a road, as a low-cost mechanism in the management of urban roads and in the development of other projects, if corrections are implemented. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2025-09-22T13:27:26Z No. of bitstreams: 1 TCC_GESIEL GOMES DUARTE_AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE DEFEITOS.pdf: 10577249 bytes, checksum: 13d01809f35444dabca5a4da9651ce69 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-22T13:27:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_GESIEL GOMES DUARTE_AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE DEFEITOS.pdf: 10577249 bytes, checksum: 13d01809f35444dabca5a4da9651ce69 (MD5) Previous issue date: 2024-05-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | poço de visita | pt_BR |
dc.subject | desnível | pt_BR |
dc.subject | aceleração vertical | pt_BR |
dc.title | Avaliação do impacto de defeitos no pavimento no entorno de poços de visita no conforto dos usuários da via por meio da medição da aceleração vertical | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Ricardo Almeida de | - |
dc.description.resumo | As redes de infraestrutura são fundamentais para a manutenção do funcionamento de um país e para garantir o seu desenvolvimento econômico e social e uma das principais dessas redes é a malha viária. No meio urbano é comum a alocação de outras redes enterradas sob as vias, em especial, as de coleta de esgoto e de drenagem de águas pluviais, mas isso pode gerar alguns pontos de conflito entre os componentes dessas redes. Destaca-se, neste trabalho, a relação entre as tampas dos poços de visita das redes subterrâneas e a superfície do pavimento nas proximidades, com um foco sobre o desnível entre esses elementos, bem como sua relação com o grau de conforto dos usuários das vias urbanas. Essa análise foi realizada por meio da condução de um experimento em 20 poços de visita distribuídos em 4 rotas no perímetro urbano de João Pessoa, PB, Brasil. O experimento envolveu a medição do desnível dos poços de visita em três pontos e a medição da aceleração vertical no interior de um automóvel, com o uso de um smartphone. Os dados de aceleração coletados foram corrigidos para não considerarem a aceleração da gravidade, foram tratados por um filtro de média móvel e calculados os valores RMS da aceleração vertical ponderada, com base no procedimento descrito na norma ISO 2631-1-1997 e no intervalo de tempo de referência adotado de 0,2 segundos. Após isso, foram avaliados os graus de conforto relativos aos valores RMS determinados. Assim, foi possível a determinação de uma relação entre o maior módulo dos desníveis medidos nos poços de visita, o valor RMS e o nível de conforto do usuário da via com uma equação exponencial de R² = 0,91 e a montagem de uma tabela relacionando esses fatores. Conclui-se que, apesar do método aplicado possuir muitas limitações e estar sujeito a diversas fontes de imprecisão, ele pode ser utilizado para avaliação do nível de conforto em uma via, como um mecanismo de baixo custo na gestão das vias urbanas e no desenvolvimento de outros projetos, se forem implementadas correções. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Engenharia Civil e Ambiental | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental |
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