Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35932
Tipo: | TCC |
Título: | Implantação de dispositivos de baixo impacto no projeto de readequação do estacionamento do CT/UFPB: manejo sustentável de águas pluviais e viabilidade econômica |
Autor(es): | Dantas, Kaliel Pereira |
Primeiro Orientador: | Silva, Gustavo Barbosa Lima da |
Resumo: | A rápida urbanização e o aumento populacional representam desafios significativos para o planejamento sustentável das cidades. Os sistemas convencionais de drenagem pluvial priorizam a rápida remoção da água, o que muitas vezes resulta em volume escoado intenso, gerando inundações e danos às áreas urbanas. Para mitigar esses problemas, surgiu a abordagem da drenagem sustentável, que combina várias técnicas de controle na fonte para restaurar as características naturais pré-existentes à urbanização. Uma dessas técnicas é o Desenvolvimento de Baixo Impacto (LID), que propõe a integração de dispositivos de controle pluvial no ambiente urbano. Este estudo visa avaliar diferentes cenários de baixo impacto, empregando a aplicação conjunta de três tipos de técnicas de controle na fonte (trincheiras de infiltração, jardins de chuva e pavimentos permeáveis). O experimento foi conduzido no estacionamento do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba – Campus I, utilizando o software Storm Water Management Model (SWMM). No âmbito do estudo, foram identificadas as sub bacias e elaborados cenários para a implementação das técnicas de controle na fonte. Foram determinadas as chuvas projetadas, a estrutura dos LID's e os custos associados à sua implantação. Esses dados foram inseridos no SWMM e os resultados da simulação foram analisados em termos de volume escoado e vazão de escoamento. Em seguida, foi realizada uma análise de custo-benefício para cada cenário proposto. Os cenários simulados com a implementação dos dispositivos demonstraram reduções nos picos de vazão e volume, variando sua eficácia de acordo com a área total dos LID's projetados. Para o volume, obteve-se uma redução máxima de 79,90%, enquanto para a vazão uma redução máxima de 74,54%. Além disso, os custos de implantação foram quantificados, mostrando que o investimento para redução de volume foi mais vantajoso do que para redução de vazão, totalizando uma média de R$2.000,00/m³ reduzido contra R$5.000,00/L/s reduzido. Assim, o uso de LID's é crucial para o controle do escoamento no sistema de drenagem, sendo necessário adaptar cada projeto às necessidades específicas de controle de vazão ou volume. |
Abstract: | The rapid urbanization and population growth pose significant challenges for sustainable city planning. Conventional stormwater drainage systems prioritize the rapid removal of water, often resulting in intense runoff volume, leading to urban flooding and damage. To mitigate these issues, the approach of sustainable drainage has emerged, combining various source control techniques to restore pre-existing natural characteristics before urbanization. One of these techniques is Low Impact Development (LID), which advocates for integrating stormwater control devices into the urban environment. This study aims to assess different low impact scenarios by employing the combined application of three types of source control techniques (infiltration trenches, rain gardens, and permeable pavements). The experiment was conducted in the parking lot of the Federal University of Paraíba's Technology Center – Campus I, using the Storm Water Management Model (SWMM) software. Within the scope of the study, sub-basins were identified, and scenarios were developed for the implementation of source control techniques. Projected rainfall, LID structures, and associated implementation costs were determined. These data were inputted into SWMM, and simulation results were analyzed in terms of runoff volume and flow rate. Subsequently, a cost-benefit analysis was conducted for each proposed scenario. The simulated scenarios with the implementation of devices demonstrated reductions in peak flow and volume, with effectiveness varying according to the total area of designed LIDs. For volume, a maximum reduction of 79.90% was achieved, while for flow rate, a maximum reduction of 74.54% was attained. Additionally, implementation costs were quantified, showing that the investment for volume reduction was more advantageous than for flow rate reduction, totaling an average of R$2,000.00/m³ reduced compared to R$5,000.00/L/s reduced. Thus, the use of LIDs is crucial for controlling runoff in the drainage system, with each project needing to be adapted to specific flow rate or volume control requirements. |
Palavras-chave: | LID drenagem sustentável SWMM simulação hidrológica |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Engenharia Civil e Ambiental |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35932 |
Data do documento: | 10-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_KALIEL_PEREIRA_DANTAS.pdf | 5,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.