Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35949
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Laíssa Félix-
dc.date.accessioned2025-09-22T17:45:05Z-
dc.date.available2025-09-22-
dc.date.available2025-09-22T17:45:05Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35949-
dc.description.abstractThe use of individual motorized transport, as it mostly depends on fossil fuels, has an intense energy impact on the world. As the urban space is limited, and the automobile, detracts from impacts such as air pollution, noise pollution and traffic congestion, there is a reflection on how long it will be possible to continue with the massive use of individual motorized transport in Brazilian urban centers, without making such an ecosystem impracticable. In this scenario, the present work aims to verify the main variables conditioning the use of the automobile within urban centers in Brazil, with an analysis of the consequences of using this modal as well as the future challenges for it’s sustainability. The methodology used was an exploratory, qualitative-quantitative research based on the Literature Review procedure by Authors specialized in the area, academic articles and electronic networks such as: Scielo®, Google Academic®, Capes Journal and Mendeley Research®. The automotive vehicle industry and the growing number of cars in circulation on the roads, brings the perspective that there is a tendency to maintain the centrality of the automobile in Brazilian urban mobility. Given the contradiction, there is an evident need for public policies, society and scientists to encourage new transport alternatives and mitigating actions, such as electric vehicles, bicycle paths, shared means of transport and public transport, in order to reverse the culture of "carrocentrism ” and preserve the quality of life in the urban environment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2025-09-22T17:45:05Z No. of bitstreams: 1 A sustentabilidade do automóvel nos centros urbanos.pdf: 2447572 bytes, checksum: 23978ba9d8338f13802edf7918456d5b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-22T17:45:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A sustentabilidade do automóvel nos centros urbanos.pdf: 2447572 bytes, checksum: 23978ba9d8338f13802edf7918456d5b (MD5) Previous issue date: 2022-12-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectmobilidade sustentável .pt_BR
dc.subjectmobilidade urbanapt_BR
dc.subjecttransporte individualpt_BR
dc.subjecttransporte motorizadopt_BR
dc.titleA sustentabilidade do automóvel nos centros urbanos: uma análise dos desafios e soluçõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Braga, Isabelle Yruska de Lucena Gomes-
dc.description.resumoO uso do transporte motorizado individual, ao depender em sua maioria de combustíveis fósseis, causa um intenso impacto energético no mundo. Sendo o espaço urbano limitado, e o automóvel, detrator de impactos como poluição atmosférica, poluição sonora e congestionamentos de trânsito, há a reflexão de até quando será possível continuar com o uso massivo do transporte individual motorizado nos centros urbanos brasileiros, sem tornar tal ecossistema inviável. Neste cenário, o presente trabalho tem como objetivo verificar as principais variáveis condicionantes ao uso do automóvel dentro dos centros urbanos do Brasil, com uma análise das consequências da utilização desse modal assim como dos desafios futuros para a sua sustentabilidade. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo-quantitativo pautada no procedimento de Revisão Bibliográfica de Autores especialistas da área, artigos acadêmicos e redes eletrônicas como: Scielo®, Google Acadêmico®, Periódico Capes e Mendeley Research®. A indústria de veículos automotivos e o crescente número de carros em circulação nas vias, traz a perspectiva de que há uma tendência de manutenção da centralidade do automóvel na mobilidade urbana brasileira, em contrapartida, os malefícios do uso do automóvel são prejudiciais a população no longo prazo. Dada a contradição, é evidente a necessidade de que políticas públicas, sociedade e academia, incentivem novas alternativas de transporte e ações mitigadoras, como veículos elétricos, ciclovias, meios de transporte compartilhados e o transporte público, a fim de reverter a cultura do “carrocentrismo” e preservar a qualidade de vida do meio urbano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A sustentabilidade do automóvel nos centros urbanos.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.