Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35975
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Iasmim Ibiapino-
dc.date.accessioned2025-09-23T13:58:40Z-
dc.date.available2024-10-25-
dc.date.available2025-09-23T13:58:40Z-
dc.date.issued2024-08-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35975-
dc.description.abstractUnderstanding the representation of the sertão of Piauí and the sertanejo is the focus of this research. Through the narratives of the judge, writer, folklorist and writer João Nonon de Moura Fontes Ibiapina, we problematize what he himself called the "leather cycle" of Piauí, present in the novels: Sambaíba (1963), Tombador (1971), Nas Terras do Arabutã (1984) and Vida Gemida em Sambambaia (1985), the "tetralogy of leather". Having its space set in the sertão and highlighting the sertanejo, the Tetralogy of Leather focuses on the deep-rooted stereotypes of the Northeast, such as drought, wars, poverty and the toil of rural life, from the nineteenth century to the twentieth century. the expansion of farms and cattle ranching, the abolition of slavery and the Republic, despite the ills of drought, the effects of the Paraguayan War (1864- 1870) and slavery. Valuing the regionalism of Piauí, writing about their youth in the rural area, each historical subject knows and writes their place in a unique way, carrying a multiplicity, with constant changes occurring according to the processes (Rolnik, 2004). To enrich this research, we used the theoretical contribution of authors such as Jacques Le Goff (2003), Pesavento (2007), Paul Ricoeur (1986), Roger Chartier (2001), among others. In the meantime, we realize the importance of valuing local historiography and observing how literature understands regional issues, as literature and history work on rich, tense, and creative records, which associate apprehensions of told lives and invented worlds.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2025-09-23T13:58:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IasmimIbiapinoAlves _Dissert.pdf: 1804288 bytes, checksum: 0e44b75727b9cb475a770b805926b66d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-23T13:58:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IasmimIbiapinoAlves _Dissert.pdf: 1804288 bytes, checksum: 0e44b75727b9cb475a770b805926b66d (MD5) Previous issue date: 2024-08-26en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura piauiensept_BR
dc.subjectTetralogia do Couropt_BR
dc.subjectSertãopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectFontes Ibiapinapt_BR
dc.subjectPiauí literaturept_BR
dc.subjectTetralogy of Leatherpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.titleVislumbrando o horizonte desse Chão de meu Deus: o sertão piauiense e os seus sentidos na Tetralogia do Couro de Fontes Ibiapina (1963-1985)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Telma Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1979993986534851pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2873430214128788pt_BR
dc.description.resumoCompreender a representação do sertão piauiense e do sertanejo é o foco principal desta pesquisa. Através das narrativas do juiz, escritor, folclorista e literato João Nonon de Moura Fontes Ibiapina, problematizamos o que ele mesmo chamava de “ciclo do couro” piauiense, presente nos romances: Sambaíba (1963), Tombador (1971), Nas Terras do Arabutã (1984) e Vida Gemida em Sambambaia (1985), a “tetralogia do couro”. Tendo seu espaço ambientado no sertão e evidenciando o sertanejo, a Tetralogia do Couro enfoca os estereótipos enraizados do Nordeste, como a seca, guerras, a pobreza e a labuta da vida rural, partindo do século XIX até o século XX. Assim, nosso objetivo é discutir sobre estas imagens, abordando o Estado do Piauí, analisando suas narrativas acerca do seu processo de desenvolvimento, a expansão das fazendas e da pecuária, a abolição da escravatura e a República, apesar das mazelas da seca, dos efeitos da Guerra do Paraguai (1864-1870) e da escravidão. Valorizando o regionalismo piauiense, escrevendo sobre sua juventude na zona rural, cada sujeito histórico conhece e escreve seu local de uma maneira única, carregando uma multiplicidade, ocorrendo mudanças constantes de acordo com os processos (Rolnik, 2004). Para enriquecer esta pesquisa, utilizamos o aporte teórico de autores como Jacques Le Goff (2003), Pesavento (2007), Paul Ricoeur (1986), Roger Chartier (2001), entre outros. Neste sentido, percebemos a importância de valorizar a historiografia local e observar como a literatura entende as questões regionais, pois a literatura e a história trabalham registros ricos, tensos e criativos, que associam apreensões de vidas contadas e de mundos inventados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IasmimIbiapinoAlves _Dissert.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons