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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36012
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira, Victhor Brenno Farias-
dc.date.accessioned2025-09-25T15:08:01Z-
dc.date.available2025-09-25-
dc.date.available2025-09-25T15:08:01Z-
dc.date.issued2022-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36012-
dc.description.abstractFaced with urban transformations and their impacts on society, new challenges arise in the face of the integration of sustainable development in cities and current socioeconomic and environmental needs. Accelerated growth of unplanned cities, use of individual means of transport and widespread population expansion modify the patterns of Brazilian municipalities and negatively impact urban mobility. In this way, studies that identify the real condition of existing urban mobility and the quality of life of the population are essential to help technicians and managers make decisions and allocate investments. This paper presents the results of the analysis of the ten most important indicators of the Sustainable Urban Mobility Index (IMUS) methodology proposed by Costa (2008), with the aim of evaluating the potential for advancing sustainability in the city of João Pessoa - PB, through improvements in their indexes. To this end, sustainable urban mobility indicators are used, classified on a scale from 0 to 1, with results close to 1, those that present better conditions for sustainable urban mobility. The results obtained show that the classification of the municipality would have a great advance, starting to be categorized as good and could also impact other indicators, despite noting the need for some methodological adjustments, for the insertion of unforeseen situations.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2025-09-25T15:08:01Z No. of bitstreams: 1 Avaliação da potencialidade do uso de indicadores de mobilidade urbana sustentável (imus) para melhoria das condições de mobilidade de João Pessoa - PB.pdf: 1104463 bytes, checksum: 61c5c56a1980614f1455ed4ddd4329e5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-25T15:08:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Avaliação da potencialidade do uso de indicadores de mobilidade urbana sustentável (imus) para melhoria das condições de mobilidade de João Pessoa - PB.pdf: 1104463 bytes, checksum: 61c5c56a1980614f1455ed4ddd4329e5 (MD5) Previous issue date: 2022-12-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMobilidade Urbanapt_BR
dc.subjectIndicadorespt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectIMUSpt_BR
dc.titleAvaliação da Potencialidade do uso de Indicadores de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) para melhoria das condições de mobilidade de João Pessoa - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Braga, Isabelle Yruska de Lucena Gomes-
dc.description.resumoDiante das transformações urbanas e de seus impactos à sociedade surgem novos desafios frente à integração do desenvolvimento sustentável das urbes e as necessidades socioeconômicas e ambientais da atualidade. Crescimentos acelerados das cidades sem planejamento, uso de modos de transportes individuais e a expansão populacional de forma espraiada modificam os padrões dos municípios brasileiros e impactam de forma negativa na mobilidade urbana. Dessa maneira, estudos que identifiquem a real condição da mobilidade urbana existente e a qualidade de vida da população é essencial para que sirvam de auxílio na tomada de decisões e alocação de investimentos por técnicos e gestores. O presente trabalho apresenta os resultados da análise dos dez indicadores mais importantes da metodologia do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) proposto por Costa (2008), com o objetivo de avaliar a potencialidade do avanço da sustentabilidade na cidade de João Pessoa – PB, através de melhorias em seus índices. Para tal, são utilizados os indicadores de mobilidade urbana sustentável, classificados em uma escala de 0 até 1, sendo os resultados próximos a 1, aqueles que apresentam melhores condições de mobilidade urbana sustentável. Os resultados obtidos demostram que a classificação do município teria um grande avanço, passando a ser categorizado como bom e poderiam também impactar outros indicadores, apesar de constatar a necessidade de alguns ajustes metodológicos, para inserção de situações não previstas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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