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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36019
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Breno Roberto dos Santos-
dc.date.accessioned2025-09-25T16:50:26Z-
dc.date.available2025-09-25-
dc.date.available2025-09-25T16:50:26Z-
dc.date.issued2023-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36019-
dc.description.abstractWith the large real estate assets owned by the Federal Universities of Education and expanded through the Program for the Support of Restructuring and Expansion Plans of Federal Universities (Reuni), there is a need for regulation by university administration to ensure the safe, rational, and efficient use of these spaces, meeting both academic needs and the demands of the population. This practice is primarily ensured through building maintenance activities, which in this context are carried out through the hiring of third-party companies, highlighting the importance of expanding knowledge about the efficiency of these services. In this scenario, the Federal University of Paraíba (UFPB) faces demands primarily related to corrective maintenance, which is a costly and urgent type of action. This study aims to analyze the maintenance management practices of the contracted company and the overseeing body responsible for corrective maintenance at UFPB's Campus I, based on the assessment of the existing demand in 2022. The study employed qualitative and quantitative methods, gathering data through the collection of maintenance requests recorded in the Integrated System for Assets, Administration, and Contracts (SIPAC) and conducting structured interviews with the contracted company and the management and oversight body for maintenance. Throughout the work, challenges were identified, such as extended waiting times for corrective maintenance, lack of detailed information in the maintenance requests, understaffing, and the need for specialized professionals. The importance of improving maintenance management and planning, as well as optimizing the use of SIPAC, including enhancements to the request registration system and access for the contracted company, was emphasized.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2025-09-25T16:50:26Z No. of bitstreams: 1 Análise da Gestão de Manutenção Estudo de caso no Campus I da UFPB.pdf: 2200290 bytes, checksum: 2a1f733179d12bebd19a12578f3f7794 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-25T16:50:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Análise da Gestão de Manutenção Estudo de caso no Campus I da UFPB.pdf: 2200290 bytes, checksum: 2a1f733179d12bebd19a12578f3f7794 (MD5) Previous issue date: 2022-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectManutençãopt_BR
dc.subjectGestão de manutençãopt_BR
dc.subjectManutenção corretivapt_BR
dc.subjectEmpresa terceirizadapt_BR
dc.titleAnálise da Gestão de Manutenção: Estudo de caso no Campus I da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Nóbrega Júnior, Claudino Lins-
dc.description.resumoCom o grande patrimônio imobiliário pertencentes às Universidades Federais de Ensino, no qual houve um aumento com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), observa-se a necessidade de regulação da administração universitária para garantir o uso seguro, racional e eficiente desses espaços, atendendo tanto as necessidades acadêmicas quanto as demandas da população. Tal prática é assegurada principalmente pelo exercício de atividades de manutenção predial que, neste contexto, é realizada a partir da contratação de empresas terceirizadas, evidenciando a importância de expandir o conhecimento sobre a eficiência desses serviços. Tendo a Universidade Federal da Paraíba inserida neste cenário, cujas demandas por manutenções são principalmente as do tipo corretiva, ou seja, um tipo oneroso e de ação urgente, este trabalho propõe analisar as práticas de gestão de manutenção da empresa contratada e do órgão fiscalizador responsável pela manutenção corretiva do Campus I da UFPB, partindo do levantamento da demanda existente no ano de 2022. O estudo contou com métodos qualitativos e quantitativos, obtendo os dados analisados através do levantamento das solicitações de manutenções registradas no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) e submetendo entrevistas estruturadas à empresa terceirizada e órgão gestor e fiscalizador das manutenções. Ao longo do trabalho, foram identificados desafios como o tempo de espera prolongado para a realização das manutenções corretivas, falta de informações detalhadas nas requisições, subdimensionamento da mão de obra e a necessidade de profissionais especializados. Também foi destacada a importância de melhorar a gestão e o planejamento das manutenções, bem como o aproveitamento do SIPAC, incluindo melhorias no cadastro das requisições e acesso para a empresa terceirizada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

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