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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36036
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Fábio Rogério Ferreira Marques do-
dc.date.accessioned2025-09-26T13:28:28Z-
dc.date.available2025-05-15-
dc.date.available2025-09-26T13:28:28Z-
dc.date.issued2025-02-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36036-
dc.description.abstractObjective: to identify the tensions faced by teachers in the digitalization of the teachinglearning process during the isolation caused by the Covid-19 pandemic, at Escola Estadual Professor Antônio Oliveira, in Campina Grande-PB. Method: This is a qualitative study of an exploratory nature together with the case study as a methodological instrument in the development of this research. As a data collection method, a semi-structured interview was used with teachers from the location where the research was carried out. For the data selection, analysis and interpretation stage, a framework was developed that incorporates the theoretical principles of information infrastructures. Results: The results demonstrated the main categories being: previous factors, users, tension and effectiveness. In the interpretative analysis, we have: adaptation of teaching, online access, residential environment and handling of digital tools. Final considerations: Initially, data analysis showed that teachers experienced a succession of tensions associated with adapting to new technologies. Many said they had difficulties using virtual platforms, lack of adequate training and non-existent ongoing support. These technological obstacles contributed considerably to increasing the stress and workload of teachers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2025-09-26T13:28:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FabioRogerioFerreiraMarquesDoNascimento_Dissert.pdf: 1432391 bytes, checksum: d2662462ddf077a881788b36fd925e52 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-26T13:28:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FabioRogerioFerreiraMarquesDoNascimento_Dissert.pdf: 1432391 bytes, checksum: d2662462ddf077a881788b36fd925e52 (MD5) Previous issue date: 2025-02-07en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTensõespt_BR
dc.subjectDigitalizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectTensionspt_BR
dc.subjectDigitizationpt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.titleTensões no processo de digitalização do ensino e aprendizagem durante a pandemia da Covid-19: um estudo de caso na Escola Estadual Professor Antonio Oliveira, Campina Grande-PBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Motta, Gustavo Henrique Matos Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0702597410295726pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0492674777266418pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: identificar as tensões enfrentadas pelos professores na digitalização do processo de ensino-aprendizagem durante o isolamento provocado pela pandemia da Covid-19, na Escola Estadual Professor Antônio Oliveira, em Campina Grande-PB. Método: Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório juntamente com o estudo de caso como instrumento metodológico no desenvolvimento desta pesquisa. Utilizou-se como método de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com os docentes do local a que se destinou a pesquisa. Para a etapa de seleção, análise e interpretação de dados, foi desenvolvido um framework que incorpora os princípios teóricos das infraestruturas de informação. Resultados: Os resultados demonstraram as principais categorias sendo: fatores prévios, usuários, tensão e efetivação. Na análise interpretativa, tem-se: adaptação do ensino, acesso online, ambiente residencial e manuseio de ferramentas digitais. Considerações finais: A princípio, a análise dos dados mostrou que os professores conheceram uma sucessão de tensões associada à adaptação às novas tecnologias. Muitos afirmaram possuir dificuldades para utilizar as plataformas virtuais, falta de formação adequada e suporte contínuo inexistente. Esses entraves tecnológicos contribuíram consideravelmente para aumentar o estresse e a carga de trabalho dos docentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

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