Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36036
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Fábio Rogério Ferreira Marques do | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-26T13:28:28Z | - |
dc.date.available | 2025-05-15 | - |
dc.date.available | 2025-09-26T13:28:28Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36036 | - |
dc.description.abstract | Objective: to identify the tensions faced by teachers in the digitalization of the teachinglearning process during the isolation caused by the Covid-19 pandemic, at Escola Estadual Professor Antônio Oliveira, in Campina Grande-PB. Method: This is a qualitative study of an exploratory nature together with the case study as a methodological instrument in the development of this research. As a data collection method, a semi-structured interview was used with teachers from the location where the research was carried out. For the data selection, analysis and interpretation stage, a framework was developed that incorporates the theoretical principles of information infrastructures. Results: The results demonstrated the main categories being: previous factors, users, tension and effectiveness. In the interpretative analysis, we have: adaptation of teaching, online access, residential environment and handling of digital tools. Final considerations: Initially, data analysis showed that teachers experienced a succession of tensions associated with adapting to new technologies. Many said they had difficulties using virtual platforms, lack of adequate training and non-existent ongoing support. These technological obstacles contributed considerably to increasing the stress and workload of teachers. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2025-09-26T13:28:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FabioRogerioFerreiraMarquesDoNascimento_Dissert.pdf: 1432391 bytes, checksum: d2662462ddf077a881788b36fd925e52 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-26T13:28:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FabioRogerioFerreiraMarquesDoNascimento_Dissert.pdf: 1432391 bytes, checksum: d2662462ddf077a881788b36fd925e52 (MD5) Previous issue date: 2025-02-07 | en |
dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tensões | pt_BR |
dc.subject | Digitalização | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Tensions | pt_BR |
dc.subject | Digitization | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.title | Tensões no processo de digitalização do ensino e aprendizagem durante a pandemia da Covid-19: um estudo de caso na Escola Estadual Professor Antonio Oliveira, Campina Grande-PB | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Motta, Gustavo Henrique Matos Bezerra | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0702597410295726 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0492674777266418 | pt_BR |
dc.description.resumo | Objetivo: identificar as tensões enfrentadas pelos professores na digitalização do processo de ensino-aprendizagem durante o isolamento provocado pela pandemia da Covid-19, na Escola Estadual Professor Antônio Oliveira, em Campina Grande-PB. Método: Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório juntamente com o estudo de caso como instrumento metodológico no desenvolvimento desta pesquisa. Utilizou-se como método de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com os docentes do local a que se destinou a pesquisa. Para a etapa de seleção, análise e interpretação de dados, foi desenvolvido um framework que incorpora os princípios teóricos das infraestruturas de informação. Resultados: Os resultados demonstraram as principais categorias sendo: fatores prévios, usuários, tensão e efetivação. Na análise interpretativa, tem-se: adaptação do ensino, acesso online, ambiente residencial e manuseio de ferramentas digitais. Considerações finais: A princípio, a análise dos dados mostrou que os professores conheceram uma sucessão de tensões associada à adaptação às novas tecnologias. Muitos afirmaram possuir dificuldades para utilizar as plataformas virtuais, falta de formação adequada e suporte contínuo inexistente. Esses entraves tecnológicos contribuíram consideravelmente para aumentar o estresse e a carga de trabalho dos docentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Informática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Informática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FabioRogerioFerreiraMarquesDoNascimento_Dissert.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons