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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36063
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Bacelar, Rebeca Soares | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-29T12:02:02Z | - |
dc.date.available | 2024-10-31 | - |
dc.date.available | 2025-09-29T12:02:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-23 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36063 | - |
dc.description.abstract | Urban mobility relates to the movement of people, whether motorized or not, and is of paramount importance for the urban and sustainable development of cities. Mobility management acts as a mechanism for organizing the system, as well as equalizing social and economic inequalities in urban centers, guaranteeing the planning, layout, efficiency, sustainability, safety and accessibility of transport systems for all users. This work aims to carry out exploratory qualitative research to assess urban mobility management in the city of João Pessoa in 2024 and over the last 10 years, from the perspective of the system's users and planners, by analyzing 31 variables defined and assessed by Braga (2015) through a questionnaire. The main problems pointed out include bus overcrowding, fare increases, the lack of adequate infrastructure for non-motorized transport, such as discontinuous bike lanes and uneven sidewalks, and the increased use of private vehicles, which contributes to congestion and pollution. However, despite these problems, in the last 10 years one of the main transformations has been the enactment of Law 14.515 in 2022, which establishes the João Pessoa Urban Mobility Plan. This plan seeks to improve urban conditions related to accessibility and mobility, reduce inequalities and promote social inclusion. In short, although many variables are still far from ideal (close to or equal to 100%), from the perspective of stakeholders (users and planners), in terms of management and sustainable urban mobility, the city has taken steps to achieve this goal, and for this to evolve there needs to be a continuous effort and collaboration between public bodies and society. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2025-09-29T12:02:02Z No. of bitstreams: 1 Gestão da mobilidade urbana um estudo de caso na cidade de João Pessoa sob a ótica dos usuários e planejadores do sistema de transportes.pdf: 2581887 bytes, checksum: cabcdf4b359296958ce571d78c6f6fc1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-29T12:02:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gestão da mobilidade urbana um estudo de caso na cidade de João Pessoa sob a ótica dos usuários e planejadores do sistema de transportes.pdf: 2581887 bytes, checksum: cabcdf4b359296958ce571d78c6f6fc1 (MD5) Previous issue date: 2024-10-23 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Planejamento da mobilidade | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas de mobilidade | pt_BR |
dc.title | Gestão da mobilidade urbana: um estudo de caso na cidade de João Pessoa sob a ótica dos usuários e planejadores do sistema de transportes | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Braga, Isabelle Yruska de Lucena Gomes | - |
dc.description.resumo | A mobilidade urbana relaciona-se ao deslocamento das pessoas, de forma motorizada ou não, e é de suma importância para o desenvolvimento urbano e sustentável das cidades. A gestão da mobilidade atua como um mecanismo de organização do sistema, assim como da equalização das desigualdades sociais e econômicas nos centros urbanos, garantindo o planejamento, a disposição, a eficiência, a sustentabilidade, a segurança e a acessibilidade dos sistemas de transportes para todos os usuários. Este trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa qualitativa exploratória para avaliar a gestão da mobilidade urbana na cidade de João Pessoa em 2024 e realizar um comparativo ao longo dos últimos 10 anos, pela perspectiva dos usuários e planejadores do sistema, por meio da análise de 31 variáveis definidas e avaliadas por Braga (2015) através de um questionário. Os principais problemas apontados incluem a superlotação dos ônibus, o aumento das tarifas, a falta de infraestrutura adequada para transporte não motorizado, como ciclovias descontínuas e calçadas com irregularidades, e o aumento do uso de veículos particulares, que contribui para o congestionamento e a poluição. Entretanto, apesar desses entraves, nos últimos 10 anos, uma das principais transformações foi a promulgação da Lei nº 14.515 em 2022, que institui o Plano de Mobilidade Urbana de João Pessoa. Esse plano busca aprimorar as condições urbanas relacionadas à acessibilidade e à mobilidade, diminuir as desigualdades e promover a inclusão social. Em suma, embora muitas variáveis ainda estejam com avaliação distante do ideal (próximas ou iguais a 100%), pela ótica dos stakeholders (usuários e planejadores), em termos de gestão e mobilidade urbana sustentável, a cidade tem tomado medidas para alcançar esse objetivo, e para que isso evolua é preciso que haja um esforço contínuo e colaboração entre os órgãos públicos e a sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Engenharia Civil e Ambiental | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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