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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36086
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Larissa Gomes Pinto da-
dc.date.accessioned2025-09-30T17:39:04Z-
dc.date.available2025-09-30-
dc.date.available2025-09-30T17:39:04Z-
dc.date.issued2024-10-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36086-
dc.description.abstractThe construction of highways plays a fundamental role in economic development and the territorial integration of regions, especially in large countries like Brazil. The PB-033 highway, which connects Rio Tinto to Praia de Campina in Paraíba, exemplifies this relevance by facilitating the transportation of people and goods, as well as promoting local tourism. However, highway construction brings with it a series of significant environmental and social impacts, altering the socio-environmental system. In this context, this study aims to analyze the socio-environmental impacts caused by the construction of the PB-033 Highway from both a socioeconomic and environmental perspective, with the goal of understanding the consequences of this intervention and proposing mitigating measures. The highway, also known as Estrada do Peixe-Boi, crosses environmentally protected areas, such as the APA of Barra do Rio Mamanguape, making it essential to evaluate the effects on local fauna and flora, as well as on water resources. The analysis is based on the PEIR (Pressure-State-Impact-Response) methodology, which allows mapping the effects of construction on the environment and proposing solutions to mitigate damages. The research also uses data collected through questionnaires applied to the local population and professionals involved in the highway’s construction. The results show that, in addition to benefits like infrastructure improvement and increased tourism, the construction resulted in negative impacts, such as the removal of native vegetation, habitat fragmentation, and river sedimentation, affecting biodiversity and nearby communities. This study seeks not only to understand the direct and indirect impacts of the highway construction but also to provide support for the formulation of public policies that ensure more sustainable development, balancing economic gains with environmental protection and improving the quality of life of local populations. By proposing a matrix of socio-environmental impacts, the research aims to assist future highway projectspt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2025-09-30T17:39:04Z No. of bitstreams: 1 TCC-Larissa-Gomes-Pinto-da-Costa.pdf: 2460500 bytes, checksum: 43c4a57dc6790c6089d152c7dd6a79ed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-30T17:39:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC-Larissa-Gomes-Pinto-da-Costa.pdf: 2460500 bytes, checksum: 43c4a57dc6790c6089d152c7dd6a79ed (MD5) Previous issue date: 2024-10-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectImpactos socioambientaispt_BR
dc.subjectPEIRpt_BR
dc.subjectRodovia PB-033pt_BR
dc.subjectAPA da Barra do Rio Mamanguapept_BR
dc.titleAnálise dos impactos causados na construção da Rodovia PB-033 na cidade de Rio Tinto-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Braga, Isabelle Yruska de Lucena Gomes-
dc.description.resumoA construção de rodovias desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e na integração territorial de regiões, especialmente em países de grande extensão territorial, como o Brasil. A rodovia PB-033, que interliga Rio Tinto à Praia de Campina na Paraíba, exemplifica essa relevância ao facilitar o transporte de pessoas e mercadorias, além de fomentar o turismo local. Contudo, a construção de rodovias traz consigo uma série de impactos ambientais e sociais significativos, alterando o sistema socioambiental. Diante deste contexto, este trabalho tem por objetivo analisar os impactos socioambientais causados pela construção da Rodovia PB-033, tanto do ponto de vista socioeconômico quanto ambiental, com o intuito de entender as consequências dessa intervenção e propor medidas mitigadoras. A rodovia, também conhecida como Estrada do Peixe-Boi, atravessa áreas de preservação ambiental, como a APA da Barra do Rio Mamanguape, o que torna essencial a avaliação dos efeitos sobre a fauna e flora locais, assim como sobre os recursos hídricos. A análise baseia-se na metodologia PEIR (Pressão-Estado-Impacto-Resposta), que permite mapear os efeitos das obras sobre o meio ambiente e propor soluções para mitigar os danos. A pesquisa também utiliza dados coletados por meio de questionários aplicados à população local e aos profissionais envolvidos na construção da rodovia. Os resultados evidenciam que, além dos benefícios como a melhoria da infraestrutura e o aumento do turismo, a construção resultou em impactos negativos, como a supressão de vegetação nativa, a fragmentação de habitats e o assoreamento de rios, afetando a biodiversidade e as comunidades próximas. O presente trabalho busca não apenas compreender os impactos diretos e indiretos da construção da rodovia, mas também fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas que garantam um desenvolvimento mais sustentável, equilibrando os ganhos econômicos com a proteção ambiental e a melhoria da qualidade de vida das populações locais. Ao propor uma matriz de impactos socioambientais, a pesquisa pretende auxiliar futuros empreendimento rodoviários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

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