Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/360Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Vicente, Jailton Soares. | - |
| dc.date.accessioned | 2013-07-05T19:30:40Z | - |
| dc.date.available | 2013-07-05T19:30:40Z | - |
| dc.date.issued | 2013-07-05 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/360 | - |
| dc.description.abstract | This work focus on questions, discussions and reflections on teaching division with Natural Numbers in year 6 of primary education by the Solving Problems methodology with the intention to investigate and identify the guidelines and proposed activities for this content. The type of research chosen for the development of this study was an exploratory research and bibliographic, since information was collected in the National Curriculum Parameters (NCP) for the 3rd and 4th cycles of elementary school, in the textbooks adopted in the 6th year in the city Itaporanga of references and theoretical researchers in this subject as Polya (1995), Dante (2000) and others. Based on the theoretical framework has been identified within the content Numbers and Operations, in which content is inserted regarding the research, concepts, procedures, attitudes, assessment criteria and learning difficulties in this field. From the study was prepared a lesson plan to address the contents of a combined Natural Numbers in a class of Year 6, considering the guidelines of how the teacher should work in the environment of the classroom observing the classification problems, steps forward and to solve the problem. Through research, it was possible discover why the resolution of problems should be the central thrust of the teaching and learning of mathematics. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2013-07-05T19:30:40Z No. of bitstreams: 1 JSV05072013.pdf: 560366 bytes, checksum: faf7dbe0b559da0392a2685590e87835 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-07-05T19:30:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JSV05072013.pdf: 560366 bytes, checksum: faf7dbe0b559da0392a2685590e87835 (MD5) | en |
| dc.language.iso | pt | pt_BR |
| dc.relation.ispartofseries | Itaporanga, PB, 2011. | - |
| dc.subject | Estudo e ensino da matemática | pt_BR |
| dc.subject | Matemática escolar | pt_BR |
| dc.subject | Números naturais | - |
| dc.subject | Resolução de problemas matemáticos | - |
| dc.subject | Study and teaching of mathematics | - |
| dc.subject | School mathematics | - |
| dc.subject | Natural numbers | - |
| dc.subject | Mathematical problem solving | - |
| dc.title | O ensino de divisão com números naturais pela metodologia da resolução de problemas: aspectos teóricos. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Assis, Cibelle de Fátima Castro de. | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho volta-se para questões, discussões e reflexões a respeito do ensino de divisão com Números Naturais no 6° Ano do Ensino Fundamental pela da Resolução de Problemas, com a intenção de investigar e identificar as orientações e as propostas de atividades voltadas para esse conteúdo e para essa metodologia de ensino. A modalidade de pesquisa escolhida para o desenvolvimento deste trabalho foi uma pesquisa exploratória e bibliográfica, uma vez que foram coletadas informações nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental, nos livros didáticos adotados no 6° Ano na cidade de Itaporanga e em referências teóricas de pesquisadores desta temática, como Polya (1995), Dante (2000) e outros. Com base no referencial teórico, foi identificado dentro do bloco Números e Operações, no qual o conteúdo referente a pesquisa está inserido, conceitos, procedimentos, atitudes, critérios de avaliação e dificuldades de aprendizagem nesse campo. A partir do estudo realizado foi elaborado um plano de aula para abordar o conteúdo de divisão com Números Naturais em uma turma de 6º Ano, considerando as orientações de como o professor deve trabalhar a Resolução de Problemas dentro do ambiente da sala de aula, observando a classificação dos problemas, as etapas para se resolver e encaminhar a solução de um problema e que habilidades a metodologia pode motivar no aluno. Com a pesquisa foi possível perceber porque a Resolução de Problemas deve ser o eixo organizador do processo de ensino e aprendizagem de Matemática. | - |
| dc.publisher.department | Matemática | - |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JSV05072013.pdf | 547,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
